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dc.contributor.authorMelo, Maria do Céu-
dc.date.accessioned2009-09-07T14:28:42Z-
dc.date.available2009-09-07T14:28:42Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMELO, Maria do Céu de, org. - "O conhecimento (tácito) histórico : polifonia de alunos e professores". Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-68-1. p. 5-11.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-68-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9565-
dc.description.abstractDefinimos o "conhecimento (tácito) substantivo histórico" como um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas, sociais e escolares, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos. O adjectivante tácito deve-se ao facto de que os indivíduos não o reconhecerem como independentes e/ou concorrente com o conhecimento científico ou curricular. A decisão de o estudar adveio da necessidade de discutir o pressuposto enraizado de que os alunos e os professores falam (ou desejam falar) da "mesma" História, e de promover o desenvolvimento de saberes e competências adstritas ao pensamento crítico face à (nossa) construção do conhecimento histórico. A escolha do conceito musical de "polifonia", como definidor de uma forma de olhar ( e estar no) o ensino da História, deve-se ao desejo de relevar uma postura plural que nos caracteriza enquanto grupo. Este termo musical aplica-se à sobreposição de várias linhas melódicas sendo o princípio inverso o da monodia, que não faz intervir senão uma única voz ou várias vozes em uníssono. O termo polifonia deve ser utilizado somente quando todas as vozes apresentam o mesmo "peso" dentro da estrutura musical. A palavra vem do grego e significa várias vozes.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePalavras iniciais [em] "O conhecimento (tácito) histórico: polifonia de alunos e professores"por
dc.typebookpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Edições CIEd

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Caderno CIEd nº7 Capa, pp.01-11.pdfCapa, Índice e Palavras Iniciais519 kBAdobe PDFVer/Abrir

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