Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9565
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Maria do Céu | - |
dc.date.accessioned | 2009-09-07T14:28:42Z | - |
dc.date.available | 2009-09-07T14:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria do Céu de, org. - "O conhecimento (tácito) histórico : polifonia de alunos e professores". Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-68-1. p. 5-11. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-68-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9565 | - |
dc.description.abstract | Definimos o "conhecimento (tácito) substantivo histórico" como um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas, sociais e escolares, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos. O adjectivante tácito deve-se ao facto de que os indivíduos não o reconhecerem como independentes e/ou concorrente com o conhecimento científico ou curricular. A decisão de o estudar adveio da necessidade de discutir o pressuposto enraizado de que os alunos e os professores falam (ou desejam falar) da "mesma" História, e de promover o desenvolvimento de saberes e competências adstritas ao pensamento crítico face à (nossa) construção do conhecimento histórico. A escolha do conceito musical de "polifonia", como definidor de uma forma de olhar ( e estar no) o ensino da História, deve-se ao desejo de relevar uma postura plural que nos caracteriza enquanto grupo. Este termo musical aplica-se à sobreposição de várias linhas melódicas sendo o princípio inverso o da monodia, que não faz intervir senão uma única voz ou várias vozes em uníssono. O termo polifonia deve ser utilizado somente quando todas as vozes apresentam o mesmo "peso" dentro da estrutura musical. A palavra vem do grego e significa várias vozes. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Palavras iniciais [em] "O conhecimento (tácito) histórico: polifonia de alunos e professores" | por |
dc.type | book | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caderno CIEd nº7 Capa, pp.01-11.pdf | Capa, Índice e Palavras Iniciais | 519 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |