Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9969

TítuloPercepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto sala de aula
Autor(es)Sousa, Ana Judite
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveBlogues educativos
Percepções
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5914-5926.
Resumo(s)A escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior. Através de uma revisão da literatura constatamos que o uso de blogues, como interface cognitiva, integra-se numa perspectiva construtivista da aprendizagem, apresenta vastas potencialidades no processo de ensino/aprendizagem contribuindo para uma aprendizagem significativa. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, incidindo na relação destes com os objectivos e progressos na aprendizagem, nas atitudes e nos comportamentos dos alunos, bem como na percepção dos professores na relação entre blogues e o ensino, o currículo e avaliação, e a envolvência com a comunidade. Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, adequada para identificarmos e compreendermos as percepções dos principais componentes descritivos do assunto e sujeitos em investigação (professores e alunos) sobre a temática em estudo. A amostra comportou 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola E.B. 2/3, tendo sido utilizados dois questionários: um para recolher as percepções dos alunos e outro para as percepções dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos professores e dos alunos concordam com o facto de os blogues serem uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares. Mostram ainda concordância no facto de considerarem os blogues motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal. De entre as várias variáveis em análise, verificou-se que “ter blogue”/“ser autor de blogue” é a variável mais importante para uma melhor percepção e utilização exemplar desta interface cognitiva.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9969
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE.pdfDocumento principal410,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID