Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9969

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ana Judite-
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte-
dc.date.accessioned2010-01-04T15:13:55Z-
dc.date.available2010-01-04T15:13:55Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5914-5926.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-71-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9969-
dc.description.abstractA escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior. Através de uma revisão da literatura constatamos que o uso de blogues, como interface cognitiva, integra-se numa perspectiva construtivista da aprendizagem, apresenta vastas potencialidades no processo de ensino/aprendizagem contribuindo para uma aprendizagem significativa. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, incidindo na relação destes com os objectivos e progressos na aprendizagem, nas atitudes e nos comportamentos dos alunos, bem como na percepção dos professores na relação entre blogues e o ensino, o currículo e avaliação, e a envolvência com a comunidade. Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, adequada para identificarmos e compreendermos as percepções dos principais componentes descritivos do assunto e sujeitos em investigação (professores e alunos) sobre a temática em estudo. A amostra comportou 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola E.B. 2/3, tendo sido utilizados dois questionários: um para recolher as percepções dos alunos e outro para as percepções dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos professores e dos alunos concordam com o facto de os blogues serem uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares. Mostram ainda concordância no facto de considerarem os blogues motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal. De entre as várias variáveis em análise, verificou-se que “ter blogue”/“ser autor de blogue” é a variável mais importante para uma melhor percepção e utilização exemplar desta interface cognitiva.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBlogues educativospor
dc.subjectPercepçõespor
dc.titlePercepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto sala de aulapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

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