Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9969
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ana Judite | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-04T15:13:55Z | - |
dc.date.available | 2010-01-04T15:13:55Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. [et. al.], org. – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5914-5926. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9969 | - |
dc.description.abstract | A escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior. Através de uma revisão da literatura constatamos que o uso de blogues, como interface cognitiva, integra-se numa perspectiva construtivista da aprendizagem, apresenta vastas potencialidades no processo de ensino/aprendizagem contribuindo para uma aprendizagem significativa. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, incidindo na relação destes com os objectivos e progressos na aprendizagem, nas atitudes e nos comportamentos dos alunos, bem como na percepção dos professores na relação entre blogues e o ensino, o currículo e avaliação, e a envolvência com a comunidade. Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, adequada para identificarmos e compreendermos as percepções dos principais componentes descritivos do assunto e sujeitos em investigação (professores e alunos) sobre a temática em estudo. A amostra comportou 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola E.B. 2/3, tendo sido utilizados dois questionários: um para recolher as percepções dos alunos e outro para as percepções dos professores. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos professores e dos alunos concordam com o facto de os blogues serem uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares. Mostram ainda concordância no facto de considerarem os blogues motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal. De entre as várias variáveis em análise, verificou-se que “ter blogue”/“ser autor de blogue” é a variável mais importante para uma melhor percepção e utilização exemplar desta interface cognitiva. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Blogues educativos | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.title | Percepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto sala de aula | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE.pdf | Documento principal | 410,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |