Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11013

TítuloO uso de software educativo em ambientes de aprendizagem. Um estudo de caso com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Ferreira, Sandra Maria de Oliveira
Orientador(es)Alvarenga, Amadeu
Palavras-chaveSoftware educativo
Prevenção rodoviária e metodologia colaborativa
Data18-Dez-2009
Resumo(s)Com a globalização, “a sociedade tecnológica firma-se como realidade” (Montes, 2005, 36) e a educação passa por mudanças profundas que interferem na própria dinâmica da escola e nas situações educativas. A escola deixou, assim, de ser espaço privilegiado de produção de conhecimento. Os alunos imersos nessa cultura global exigem professores melhor preparados, actualizados, “capazes de captar, entender e utilizar na educação as novas linguagens dos meios de comunicação electrónicos” e das ferramentas tecnológicas, “que cada vez mais se tornam parte activa da construção das estruturas de pensamento de seus alunos” (Montes, 2005, 28). Assim, considera-se: o modo como os alunos utilizam o software para apoiar a sua aprendizagem (interacção computador - aluno), tendo em conta a facilidade de utilização e os benefícios educativos do uso do software; a relação dos processos e conteúdos de aprendizagem com a aprendizagem assistida por computador, aquando da fase de desenvolvimento das aplicações (interacção computador - professor); o contexto educativo, isto é, o ambiente de aprendizagem na sala de aula e as actividades desenvolvidas desencadeadoras de interacção (professor - aluno). Assim sendo, a presente dissertação incide sobre as potencialidades que o software educativo poderá ter no processo de ensino – aprendizagem e se estimula e consolida atitudes e metodologias de trabalho colaborativo a alunos do 1º ciclo. O projecto partiu de um estudo de natureza qualitativa, investigando, através do estudo de caso, se a utilização do software educativo será um instrumento facilitador na aquisição de um conteúdo “A Prevenção Rodoviária” por parte de crianças do 2º ano de escolaridade pertencentes ao agrupamento de Briteiros em Guimarães. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos efectuados às crianças da referida turma, no sentido de apurar qual recolher informações sobre os sujeitos; literacia informática e sobre o tema em questão, bem como, através de registos videográficos e fotodigitais e sob a forma escrita.
With the Globalization, “the technology society leans as reality” (Montes, 2005:36) and the education crosses deeply changes that interferes on the own schools dynamic and on the educational positions. This way, school is no longer an advantaged space of output knowledgement. Students submersed on this global culture demands well prepared teachers, updated, “able to catch up, understand and use on the education the new languages of the electronic communications means”, and the technologic tools, “that more and more became an active part of the construction of mind frames of his students” (Montes, 2005:28). The present essay, fall over the potentialities that the educational software can have on the educational process – learning of 2ª grade students, examine the behaviour and working methology association developed by them on the classroom. The project arises from a study of qualitative nature, researching, through the study of the event if the utilization of the educational software is an easy tool on the acquisition of the content “Road Safety” from children from 2ª grade from EB1 São Cláudio de Barco from Briteiros in Guimarães.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11013
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID