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dc.contributor.authorCarvalho, Marisa-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.date.accessioned2010-11-08T10:07:14Z-
dc.date.available2010-11-08T10:07:14Z-
dc.date.issued2010-11-08T10:07:14Z-
dc.identifier.citationCONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL : AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO, 6, Braga, Portugal, 2010 – “Conferência Desenvolvimento Vocacional : Avaliação e Intervenção”. [S.l. : s.n., 2010].por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11026-
dc.descriptionEste estudo integra um projecto de doutoramento em Psicologia Vocacional sobre o tema do Papel dos Pais, Professores, Profissionais de Orientação e Alunos, no Desenvolvimento Vocacional de Jovenspor
dc.description.abstractA literatura evidencia a necessidade de um modelo que expresse a natureza dinâmica, complexa e interactiva das influências contextuais nas decisões de carreira. Factores como a família, a escola, os pares têm sido incorporados na investigação e prática vocacional (Blustein, 2004; Fouad, Katamneni, Smothers, Chen, Fitzpatrick & Terry, 2008; Fouad & Katamneni, 2008). Contudo, estudos sobre o papel dos professores e dos profissionais de orientação nas decisões de carreira são escassos. Este estudo procura, assim, contribuir para o aprofundamento da temática, na medida em que analisa as concepções dos professores e dos profissionais de orientação acerca do seu papel no desenvolvimento vocacional dos estudantes no Ensino Secundário. Foram investigadas as perspectivas de 46 professores e 23 profissionais de orientação, através de um questionário de resposta aberta (Pinto, 2000), e com recurso ao método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998). As respostas dos participantes puseram em evidência o papel dos professores através da sua acção no âmbito da disciplina que leccionam, da influência geral que exercem na interacção com os alunos, da promoção de oportunidades de exploração vocacional e da cooperação com outros intervenientes, e dos profissionais de orientação através da intervenção directa junto dos alunos, da intervenção indirecta, nomeadamente na cooperação com outros intervenientes, e na promoção de oportunidades de exploração vocacional. Retiram-se implicações para a prática e investigação na Psicologia Vocacional.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTomada de Decisãopor
dc.subjectCarreirapor
dc.titleA implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: contributos para o estudo do papel dos professores e dos profissionais de orientaçãopor
dc.typeconferencePosterpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusNot Publishedpor
sdum.event.locationEscola de Psicologia, Universidade do Minho, Bragapor
sdum.event.titleConferência Desenvolvimento Vocacionalpor
sdum.event.typeconferencepor
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