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https://hdl.handle.net/1822/11183
Título: | Percepção de professores de 15 países sobre educação para a saúde e para a sexualidade |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Tracana, Rosa Branca Araújo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caldeira, Ana Maria de Andrade Berger, Dominique |
Palavras-chave: | Educação para a saúde Educação sexual Concepções Representações sociais |
Data: | Dez-2010 |
Editora: | Universidade da Beira Interior (UBI) |
Citação: | BRANCO, H. P. L. [et al.], eds. - “Actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã, 2010.” [Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010]. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 80-92. |
Resumo(s): | A Educação para a saúde em meio escolar tem vindo a ser implementada através de uma diversidade de estratégias, dependendo do conceito de saúde e de educação para a saúde. Neste estudo analisamos e comparamos as concepções dos professores e futuros professores de 15 países sobre a saúde, a educação para a saúde, a sexualidade e a educação para a sexualidade. Os países envolvidos neste estudo diferem geográfica e socio-culturalmente, sendo 3 do norte da Europa (Finlândia, Estónia e Hungria), 5 do Sul (Portugal, França, Itália, Roménia e Chipre), 3 do Norte de África (Marrocos, Argélia e Tunísia), 2 de África Subsariana (Senegal e Burkina-Faso), 1 do Próximo Oriente (Líbano) e um da América do Sul (Brasil). Em cada país aplicou-se o questionário do projecto BIOHEAD-CITIZEN a 6 amostras (professores em exercício e futuros professores do Ensino Primário, de Biologia e de Língua Nacional) num total de 6001 respondentes. Para a análise do questionário, procedemos inicialmente à análise de componentes principais que permitem criar uma topografia das respostas e as associações entre as variáveis. Seguidamente realizámos análises discriminantes para sublinhar a importância da formação académica e do nível de ensino (ensino básico ou secundário), da área/disciplina de leccionação (1º ciclo ou ensino primário, Biologia, Língua Nacional) bem como a incidência das representações sociais e das concepções individuais (país, religião, nível de crença religiosa) que conduzem, por vezes, a posições muito opostas sobre o ensino e os conteúdos de educação para a saúde e para a sexualidade, sobre a igualdade entre sexos, sobre os direitos das pessoas e sobre a prevenção de riscos de saúde. Algumas concepções aparecem como importantes obstáculos à implementação da educação para a saúde e para a sexualidade em meio escolar. As concepções diferem significativamente entre países assim como em função das convicções religiosas e do nível de crença religiosa dos professores e futuros professores. Deste estudo resultam pois questões que se prendem com as práticas e a formação dos professores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11183 |
ISBN: | 978-989-96996-0-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CNES_Profs-15paises.pdf | Artigo | 4,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |