Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11190

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Juliana-
dc.contributor.authorMelo-Silva, Lucy-
dc.contributor.authorFaria, Liliana-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorRepetto Talavera, Elvira-
dc.contributor.authorManzano Soto, Nuria-
dc.contributor.authorFerrer-Sama, Paula-
dc.contributor.authorHiebert, Bryan-
dc.date.accessioned2010-12-07T16:42:38Z-
dc.date.available2010-12-07T16:42:38Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citation“Revista Española de Orientación y Psicopedagogía”. ISSN 1139-7853. 20:2 (2009) 99-108.por
dc.identifier.issn1139-7853por
dc.identifier.issn1989-7853por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11190-
dc.description.abstractAs transformações e novas demandas do mundo do trabalho têm protagonizado importantes discussões que repercutem no papel da Orientação Profissional. Tais discussões levaram à preocupação com a formação do orientador profissional, partindo do conceito de competências. Esta atenção foi intensificada a partir do estudo iniciado pela IAEVG, que abordou parâmetros de competências do orientador escolar e profissional no cenário internacional, propondo um modelo de competências centrais e especializadas. Baseado em tal modelo apresenta-se o levantamento das competências profissionais do orientador profissional brasileiro. Foi utilizado o questionário de avaliação de competências internacionais para orientadores escolares e profissionais desenvolvido por Repetto et al. (2004, 2008) e, a partir dos resultados, discutem-se a formação e atuação do orientador no Brasil e implicações para melhor qualidade de seus serviços.por
dc.description.abstractChanges and new demands in the world of work have lead an important debate with implications in the role of Vocational Guidance. This debate has generated mayor attention on the concept of vocational counselor competency based training. This attention increased on the bases of the study initiated by the IAEVG, and its international approach of the competence standards, that proposed a model for core and specialized competencies. Based on that model, an adaptation of the professional competencies of the Brazilian vocational counselor is presented here. With this aim, an evaluation questionnaire developed by Repetto et als. (2004, 2008) was used; from the results of this questionnaire, training and work of guidance practitioners and implications for improving the quality of their service is discussed.por
dc.description.abstractLas transformaciones y nuevas demandas del mundo del trabajo han protagonizado un importante debate que repercute en el papel que juega la Orientación Profesional. Este debate ha generado mayor atención sobre la formación del orientador profesional, basado en el concepto de competencias. Esta atención se intensificó a partir del estudio iniciado por la IAEVG, que abordó estándares de competencias del orientador escolar y profesional en un escenario internacional, proponiendo un modelo de competencias centrales y especializadas. Basado en tal modelo, se presenta una adaptación a las competencias profesionales del orientador profesional brasileño. Para ello, se utilizó un cuestionario de evaluación de competencias internacionales para orientadores escolares y profesionales desarrollado por Repetto et al. (2004, 2008) y, a partir de los resultados, se discute la formación e intervención del orientador en Brasil y las implicaciones para mejorar la calidad de sus servicios.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) -SFRH/BD/18637/2004-FCTpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectOrientador escolar e profissionalpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAvaliação de serviçospor
dc.subjectCompetenciespor
dc.subjectSchool and vocational counselorpor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectServices evaluationpor
dc.subjectOrientador escolar y profesionalpor
dc.subjectFormaciónpor
dc.subjectEvaluación de serviciospor
dc.titleCompetências do orientador profissional brasileiropor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.pagination99-108por
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.journalRevista Española de Orientación y Psicopedagogía (REOP)por
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista espanhola de orientao.pdfDocumento principal295,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID