Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11207

TítuloConcepções de professores de língua portuguesa sobre o(s) uso(s) do manual escolar : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Amaro, Alice Manuela Ferreira
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Data26-Nov-2009
Resumo(s)Os professores são diariamente confrontados com a necessidade de fomentar hábitos e métodos de estudo eficazes e autónomos, pelo que a escola se vê obrigada a adoptar uma concepção de ensino renovada, com vista a prender a atenção e o interesse dos alunos. Não há dúvida de que os manuais desempenham um papel fundamental no contexto educativo. Intermediários entre o Programa e as aprendizagens ministradas aos alunos, aqueles são os utensílios mais utilizados, servindo de suporte referencial para a transmissão e a aquisição de saberes. Entretanto, com a (im)posição das novas tecnologias da informação e da comunicação na sociedade contemporânea, os manuais escolares têm sido alvo de uma renovação e complexidade crescentes. Por conseguinte, afigura-se relevante investigar como e com que finalidade os professores utilizam estes dispositivos, identificando os factores que justificam as suas diferentes escolhas em termos de materiais e actividades. Tomando como objecto de análise testemunhos de professores de Língua Portuguesa, a partir de entrevistas semi-estruturadas, este trabalho procura dar a conhecer de que forma estes se apropriam do manual escolar, de que recursos disponibilizados por este instrumento se servem e, em particular, as suas perspectivas relativamente ao(s) uso(s) que dele(s) fazem. Os resultados mostram que, enquanto instrumentos de trabalho de professores e alunos, os manuais escolares mantêm a sua supremacia no contexto educativo, regulando a acção docente, tanto na preparação como na concretização das aulas. O uso privilegiado do manual escolar tem a ver com o facto de o Estado impor a adopção deste recurso e com o aumento significativo da carga horária de permanência na escola que pouco tempo livre deixa aos professores para pesquisarem (em) outros materiais. A presente dissertação de mestrado pretende, assim, contribuir para a reflexão sobre o(s) modo(s) de apropriação dos manuais escolares pelos professores de Língua Portuguesa, com vista ao desenvolvimento de formas de utilização mais ponderadas e racionais destes dispositivos pedagógico-didácticos.
Teachers are daily faced with the necessity of promoting autonomous and efficient learning processes and have to adopt new teaching approaches in order to call students’ attention. There is no doubt that textbooks play an important role in educational contexts. Making the connection between the Syllabus and what is taught to students, books are the most often used teaching tool and operate as a referential support for teachers when they have to design pedagogic activities. With the development of new communication technologies textbooks have been submitted to a growing renovation and complexity that appears to be affecting their use. It is, therefore, pertinent to research how and with what aims teachers make use of this device and of all the materials that complement it. Based on semi-structured interviews of Portuguese Language teachers, this study tries to reveal in what way textbooks are adopted and assimilated, what resources made available by textbooks are used and, in particular, teachers’ perspectives on the use of textbooks. Results show that textbooks are still the most important tool used in Portuguese Language lessons, regulating teaching action both in preparation and in performance. On one hand, the textbook is compulsory and teachers feel that are expected to use it as much as they can. On the other hand, due to the multiple time consuming bureaucratic tasks they have to perform at school, teachers say that they do not have much time to look for and explore other pedagogic sources and devices. The present study tries to give a contribution towards a reflection on the way(s) textbooks are used by Portuguese Language teachers in order to develop more realistic and rational ways of these pedagogical and didactical resources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese mestrado Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11207
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXO 3. TRANSCRIÇÃO INTEGRAL DAS ENTREVISTAS.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID