Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11216
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | - |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | - |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ilda | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Albertina | - |
dc.contributor.author | Leitão, Catarina | - |
dc.contributor.author | Gomes, Susana | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Soraia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-10T12:29:50Z | - |
dc.date.available | 2010-12-10T12:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-40-4364-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11216 | - |
dc.description.abstract | Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. | por |
dc.description.sponsorship | Didáxis - Cooperativa de ensino | por |
dc.description.sponsorship | Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Estudos da Criança | por |
dc.description.sponsorship | MIEW - Creative Agency | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Almedina, S.A. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | book | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Publicações Pedagógicas DCEC - Publicações Pedagógicas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anexo 1 - Bases de dados.zip | Base de dados 6.º Ano | 3,7 MB | Unknown | Ver/Abrir |
Compreensão da leitura_dos modelos teóricos ao ensino explícito_um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.pdf | Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico | 7,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |