Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11216

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda da Silva-
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.contributor.authorCadime, Irene Maria Dias-
dc.contributor.authorFernandes, Ilda-
dc.contributor.authorFerreira, Albertina-
dc.contributor.authorLeitão, Catarina-
dc.contributor.authorGomes, Susana-
dc.contributor.authorMendonça, Soraia-
dc.contributor.authorPereira, Lúcia-
dc.date.accessioned2010-12-10T12:29:50Z-
dc.date.available2010-12-10T12:29:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7.por
dc.identifier.isbn978-972-40-4364-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11216-
dc.description.abstractCompreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.por
dc.description.sponsorshipDidáxis - Cooperativa de ensinopor
dc.description.sponsorshipCâmara Municipal de Vila Nova de Famalicãopor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos da Criançapor
dc.description.sponsorshipMIEW - Creative Agencypor
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Almedina, S.A.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCompreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typebookpor
Aparece nas coleções:CIEC - Publicações Pedagógicas
DCEC - Publicações Pedagógicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anexo 1 - Bases de dados.zipBase de dados 6.º Ano3,7 MBUnknownVer/Abrir
Compreensão da leitura_dos modelos teóricos ao ensino explícito_um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.pdfCompreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico7,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID