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TítuloSupervisão e desenvolvimento profissional de professores: percepções de orientadores de estágio de matemática
Autor(es)Correia, Paulo Ferreira
Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Palavras-chavePercepções de orientadores de estágio da escola
Formação de Professores de Matemática
Universidade do Minho
Perceptions des orienteurs de stage des écoles
Formation des enseignants de mathématiques
Université du Minho
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoALVES, M. P. ; MACHADO, E. A. ; FERNANDES, J. A., org. – “Avaliação e currículo : actas do Colóquio Internacional da ADMEE-Europe, 22, Braga, Portugal, 2010”. Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-1. p. 114-128.
Resumo(s)No presente texto, estuda-se o processo de supervisão do Estágio Pedagógico de Matemática, da Universidade do Minho, do ponto de vista dos orientadores das escolas. Os dados do estudo foram recolhidos através de um questionário passado aos orientadores de Matemática das escolas, incluindo itens fechados (com escalas de tipo Likert) e alguns itens abertos. Em termos de resultados obtidos, pode concluir-se que, em geral, o processo de supervisão desenvolveu-se de acordo com as actividades e orientações do estágio pedagógico estabelecidas pela Comissão Coordenadora de Estágios e pela Comissão de Estágio de Matemática, numa dimensão de inovação, formativa e reflexiva, e num cenário de supervisão que se articulou, em vários aspectos, com o cenário clínico.
Dans cet article, nous étudions le processus de supervision de la formation des enseignants de mathématiques (stage pédagogique), de l’Université de Minho, du point de vue des orienteurs des écoles. Les données de l'étude ont été recueillies par questionnaire, mené auprès des orienteurs des mathématiques des écoles, y compris des questions fermées (échelles Likert) et des questions ouvertes. Les résultats montrent qu'en général, le processus de supervision a été développé conformément aux activités et aux orientations établis par le Comité de Coordination de la formation en Maths et par la Commission de Stage de Maths, dans une dimension d'innovation, formative et réfléchie, et dans un scénario de supervision qui a été liée, dans des nombreux égards, avec le scénario clinique.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11292
ISBN978-972-8746-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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