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https://hdl.handle.net/1822/11342
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-17T14:39:17Z | - |
dc.date.available | 2010-12-17T14:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, J. E. ; BARROS, P. C. de ; REIS, R. S., org. – “Educação física, lazer e saúde : desafios e novas perspectivas”. Curitiba : Champagnat, 2010. ISBN 978-85-7292-225-8. p. 57-73. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-7292-225-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11342 | - |
dc.description.abstract | A transposição didáctica externa (TD-E) refere-se aos processos intelectuais que influenciam a selecção dos conteúdos a ensinar, cabendo essencialmente aos políticos de educação e aos autores dos manuais essa função de TD-E. Sendo os saberes científicos universais, tendo como referência as mesmas publicações científicas, seria crível pensar-se que também os programas de ensino e os respectivos manuais escolares de diferentes países fossem idênticos, apresentando os mesmos conteúdos de ensino. Neste estudo pretendemos saber se em países com forte contraste geográfico, histórico-cultural, económico e político haverá diferenças significativas na transposição didáctica (manuais escolares) de “questões vivas” como é exemplo o consumo de drogas psico-activas. Procedeu-se à análise comparativa das abordagens do consumo e prevenção de drogas psico-activas veiculadas nos manuais de 16 países sócio-culturalmente diferenciados, que integram o projecto BIOHEAD-CITIZEN. Utilizou-se a grelha de análise desenvolvida naquele projecto, tendo para cada tema (álcool, tabaco e outras drogas) analisado os efeitos físicos, psicológicos e sociais. Os manuais de Marrocos não fazem referência ao tabaco e os de Moçambique às outras drogas, indicando que nestes países existe resistência para a transposição para o ensino destas “questões vivas”. Pelo contrário, a Finlândia é o país que mais se destaca por ser o que mais explora os três temas nos manuais, e de uma forma equitativa no que diz respeito às dimensões da saúde. No seu todo, os resultados mostram que o manual escolar tende a espelhar os entendimentos dominantes, encontrando-se condicionado pelas realidades sociais, económicas, políticas e culturais que lhe dão suporte. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - PTDC/CED/65224/2006, CIFPEC - unidade de investigação 644 | por |
dc.description.sponsorship | European project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Universitária Champagnat | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/65224/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transposição didáctica | por |
dc.subject | Multiculturalismo | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.title | Transposição para o ensino de “questões vivas” de saúde : o exemplo da abordagem de drogas psico-activas em manuais escolares | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros DCILM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carvalho_TD-Manuais.pdf | Capítulo de livro | 171,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |