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TítuloAvaliação do desempenho de soluções para zonas de transição aterro-ponte de vias-férreas através de simulação numérica 3D
Outro(s) título(s)Performance assessment solutions for transition zones embankment-bridge railways trough numerical simulation 3D
Autor(es)Seara, Ivo
Correia, A. Gomes
Palavras-chaveZonas de transição
Alta velocidade
Modelação numérica
Resposta dinâmica
DataAbr-2010
EditoraEdições Almedina, S.A.
CitaçãoSOCIEDADE PORTUGUESA DE GEOTECNIA – “Geotecnia e desenvolvimento sustentável : 12º Congresso Nacional de Geotecnia”. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2010. ISBN 978-972-40-4214-5. p. 459-460 [Livro], p. 2137-2146 [CD-ROM].
Resumo(s)As zonas de transição, nomeadamente aterro-ponte, de vias-férreas são áreas nas quais emergem problemas específicos, de complexidade e resolução de elevado grau. Nos últimos anos têm sido propostas diversas soluções para a realização destas transições. No entanto, várias têm demonstrado um desempenho aquém das expectativas. Assim, pretende-se, numa primeira fase, fazer um estudo de simulação numérica do possível desempenho das várias soluções. Neste contexto, o presente artigo apresenta estudos dinâmicos, realizados em regime elástico linear, de modelos numéricos 3D, para um tipo de solução composta por duas cunhas invertidas, no sentido de concluir qual a melhor relação de rigidez entre estas, identificando as principais diferenças sentidas na resposta da via perante a acção do veículo circulante em plena via, sobre a zona de transição e sobre o encontro.
Transition zones, as transitions between embankments and bridges, are sections where specific problems arise, and their complexity and resolution are difficult. In recent years several solutions have been proposed. However, several of these solutions perform below expectations. Thus, numerical simulations of the various solutions could be a first step towards to a better understanding. In this framework, this paper presents a number of dynamic linear elastic studies of 3D numerical models for one type of solution composed by two reversed wedges. The objective is to find the best ratio of stiffness between them identifying the main differences of railtrack performance under the moving vehicle from the embankment section, through the transition zone and the bridge deck.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11373
ISBN978-972-40-4214-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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Artigo605,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

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