Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11883

TítuloComo enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar
Autor(es)Rosário, Pedro
Almeida, Leandro S.
Guimarães, Carina
Faria, Ana
Prata, Lúcia
Dias, Mónica
Núñez Perez, José Carlos
Palavras-chaveAprendizagem auto-regulada
Abordagem à aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Data2001
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Citação"Revista Galego–Portuguesa de Psicoloxia e Educación". 5:7 (2001) 429-437.
Resumo(s)O modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponderiam, assim, à resposta do aluno a todas estas tensões sendo, também por esse facto, uma leitura indirecta da qualidade do ambiente académico onde estes estão inseridos. Neste estudo tomou-se uma amostra de 742 alunos do Ensino Superior do 10 e 40 ano da Universidade do Minho, de cursos da via de ensino, de ciências e de humanidades. Os resultados apontam no sentido de que os alunos apresentam globalmente uma motivação superficial operacionalizada através de uma estratégia profunda exibindo uma abordagem à aprendizagem maioritariamente profunda. Este padrão motivacional e estratégico reproduz-se nos dois anos analisados, embora a abordagem global mude, superficial no I° ano e profunda no 4°. Os dados sugerem que os alunos ao longo da sua permanência na universidade modificam a sua abordagem à aprendizagem - de superficial para profunda - sugerindo que vão percebendo esta última como a forma mais adequada de responder às exigências percebidas do seu contexto académico.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11883
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2001_como_enfrentam_universitarios_tarefas_academicas.pdf10,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID