Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11892

TítuloConceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade
Autor(es)Grácio, Maria Luísa
Chaleta, Elisa
Rosário, Pedro
Palavras-chaveFenomenografia
Aprendizagem
Concepções de Aprendizagem
Phenomenography
Learning
Conceptions of Learning
Data2007
EditoraInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
RevistaInteracções
Citação"Revista Interacções". ISSN 1646-2335. 3:6 (2007) 197-214.
Resumo(s)Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas.
This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11892
ISSN1646-2335
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007_conceptualizacoes_aprender_longo_escolaridade.pdf126,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID