Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11900
Título: | Área curricular de "Estudo Acompanhado" : contributos para a discussão de uma metodologia |
Autor(es): | Rosário, Pedro |
Data: | 2001 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | "Revista Portuguesa de Educação." ISSN 0871-9187. 14:2 (2001) 63-93. |
Resumo(s): | O projecto de Gestão Flexível do Currículo introduziu, entre outras medidas, a área curricular não disciplinar de "Estudo Acompanhado". Neste artigo são discutidos conceitos implicados na promoção das competências de estudo nomeadamente estratégias de aprendizagem, metacognição e auto-regulação da aprendizagem, apresentados alguns dados de revisões da literatura recentes e analisadas as suas implicações para a prática desta área não disciplinar. É explicitado um racional teórico sócio-cognitivo como proposta organizadora desta nova ferramenta curricular e discutidos aspectos estruturantes na promoção de aprendizagens auto-reguladas. Flexible Curriculum Management Project proposes "Accompanied Study” as a new curriculum area. In this paper, major issues involved in this new curricular tool are analysed. Learning strategies, metacognition and self-regulation concepts are discussed. Recent reviews on study-skills, their conclusions and implications to practice are analysed A socio-cognitive framework is proposed and its guidelines are discussed in order to promote self-regulation learning Le project de Gestion Flexible du Curriculum a introduit, "l’étude acompagné". Sa spécificité et innovation méritent une discussion sur les théories qui supportent cette mesure, pour qu’elle puisse devenir une vraie opportunité pour développer dans les élèves des compétences d’au¬to-régulation, qui leurs permettent mieux apprendre-à-apprendre. On discute des concepts qui ont un rapport avec les compétences dans le domaine de l’étude personnel, tels que stratégies d'apprentissage, métacognition et autorégulation de I’apprentissage. On présente aussi un modèle sociocognitif qui propose une organisation de cet outil curriculaire et on discute finalement des aspects structurants de I’apprentissage autorégulée. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11900 |
ISSN: | 0871-9187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_area_curricular_ea.pdf | 16,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |