Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11903

TítuloTrabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem
Autor(es)Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Salgado, Ana Isabel Gomes
Rodrigues, Ângela
Silva, Cândida Sofia Torres da
Marques, Carina
Amorim, Liliana
Machado, Sandrine
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Hernández-Pina, Fuensanta
Palavras-chaveÉtica de trabalho
Auto-regulação da aprendizagem
Sucesso educativo
Professional ethics
Self-regulated
School achievement
DataMai-2006
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
RevistaPsicologia, Educação e Cultura
Citação"Psicologia, Educação e Cultura." ISSN 0874-2391. 10:1 (Maio 2006) 77-88.
Resumo(s)A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.
Professional ethics is top of educational agenda nowadays. Not only literature in the area but also teaching practice suggest that improving students' autonomy and responsibility is crucial work because these are the learning process' basis whatever the school level may be. This article discusses self-regulatory learning concept, its main role in learning, and some of its implications and challenges to the teaching practice. We also illustrate the possibility of students being taught and trained in self-regulated learning strategies as a way of improving their school achievement.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11903
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2006_trabalhar_estudar_processos_ estrate.pdf3,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID