Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11912

TítuloAs abordagens dos alunos ao estudo: diferentes modelos e suas interrelações
Autor(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveAbordagens à apendizagem
Processo de aprendizagem
Modelos de aprendizagem
Estratégias cognitivas
Approaches to learning
Learning process
Learning frameworks
Cognitive strategies
Data1999
RevistaPsicologia: Teoria, Investigação e Prática
Citação"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". 4:1 (1999) 43-61.
Resumo(s)Os alunos nas suas actividades de estudo optam por diferentes abordagens à aprendizagem. Este é o conceito chave de uma tradição no estudo da aprendizagem focalizada na perspectiva do aluno e que pretende colmatar as lacunas ecológicas do Referencial de Processamento da Informação quando aplicada ao contexto educativo. Tendo por base a classificação de Biggs (1994), caracterizam-se quatro grandes linhas no estudo dos processos de ensino/aprendizagem: Referencial de Estilos Pessoais, Referencial de Processamento de Informação, Referencial Fenomenográfico e Referencial Sistémico. Este artigo discute cada uma destas propostas, procurando esclarecer os seus conceitos e os seus pontos de convergência.
During the process of learning, students adopt different approaches to learning. "Approaches to learning" is a key concept of research tradition on learning focused on student's point of view. This trend in tend to fill up the ecological gap of Information Processing Theory, when applied to educational contexts. Biggs (1994) classification system provides four distinct teaching and learning frameworks: Personal Styles Model, Information Processing Model, Phenomeno-graphic Model, and Systems Model. This article intends to discuss each framework, lighting up their key concepts, and also to find possible communalities.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11912
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1999_ab_alunos_estudo_modelos_interrlcoes.pdf16,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID