Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12343

TítuloA leitura e a escrita no currículo: a presença ausente
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Melo, Maria do Céu
Viseu, Floriano
Palavras-chaveAvaliação
Disciplinas
Práticas de literacia
DataAbr-2011
EditoraFundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
RevistaAtos de Pesquisa em Educação
Citação"Atos de Pesquisa em Educação". ISSN 1809-0354. 6:1 (Abr. 2011) 94-114.
Resumo(s)No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12343
ISSN1809-0354
Versão da editorahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2350
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dionísio_Pereira_Viseu.pdfTexto Publicado238,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID