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https://hdl.handle.net/1822/13613
Título: | O bullying na escola: a prevalência e o sucesso escolar |
Autor(es): | Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Bullying Sucesso escolar Criança Agressividade |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Uma versão modificada do questionário de Olweus (1989) para a língua portuguesa sobre o bullying no contexto escolar foi aplicada a uma amostra de 3891 alunos, com idades compreendidas os 5 e os 16 anos, pertencentes a um conjunto de treze Agrupamentos de escolas do ensino básico do Distrito de Bragança, no Nordeste de Portugal. O objectivo do estudo foi o de analisar a prevalência do bullying nos alunos com sucesso ou insucesso escolar, nos diferentes níveis do ensino básico (do 1º ao 6º anos), através da diferenciação e caracterização dos grupos «não envolvidos», «vítimas», «agressores», «vítimas e agressores» e «não respondeu». Os resultados manifestaram uma maior prevalência de agressores (18,8%), embora com valores próximos das vítimas e agressores (17,8%) e das vítimas (11,1%). Os alunos com insucesso escolar apresentam maior envolvimento em episódios de vitimação e agressão, comparativamente, aos alunos com sucesso escolar. Os alunos com insucesso educativo, registaram valores relativos superiores nos agressores (19,7%), nas vítimas e agressores (18,9%) e por fim as vítimas (16%), pelo que a condição do insucesso escolar constitui um sinal de alerta no tocante às práticas agressivas e de intimidação (bullying) em contexto escolar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13613 |
ISBN: | 978-972-8746-87-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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