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https://hdl.handle.net/1822/13764
Título: | Do pré - escolar ao 1º ciclo do ensino básico: construindo práticas de articulação curricular |
Autor(es): | Bravo, Margarida Maria Guimarães Freitas |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A articulação entre ciclos é uma temática que adquiriu, nos nossos dias, um lugar de destaque no sistema educativo pela necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de escolaridade, para que as transições entre si se tornem processos mais harmoniosos e promovam a sequencialidade do processo de ensino - aprendizagem. Em nosso entender, entrar na sala, fechar a porta e “cumprir um programa”
não é mais possível nos tempos de hoje. Cumprir o “programa” é abrir as portas da sala ao
mundo, é desenhar e perspectivar globalmente a escola, construindo uma nova cultura
pedagógica na procura de novos contornos que a reforma do sistema educativo pretende
definir.
Com este estudo pretende-se investigar e reflectir os discursos e as práticas de
articulação entre o educador da Educação Pré-Escolar e o professor do 1º Ciclo, numa
Escola Básica do 1.º Ciclo/Jardim de Infância (EB1/JI), para que a transição entre ciclos
obedeça a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada um a função de completar,
aprofundar, integrar e alargar o ciclo anterior na construção de projectos integrados e
articulados. Neste enquadramento, pretendemos, ainda, averiguar o papel do coordenador de
departamento, enquanto membro de uma comunidade educativa, e promotor de práticas de
articulação, tal como a lei prevê.
Para desenvolver esta investigação, recorremos à linha metodológica da
investigação-acção, considerando que esta metodologia é a mais adequada ao nosso estudo,
apoiada numa exigente consulta bibliográfica e recorrendo a diversos intrumentos de recolha
de dados, que tem como principal objectivo perceber as concepções e
percepções/representações dos docentes relativamente à articulação entre ciclos e como eles
a operacionalizam nas suas práticas profissionais. Este enfoque metodológico permite-nos
promover mudanças nas práticas e procurar a melhoria da qualidade da educação no
estabelecimento onde exercemos as funções de coordenação.
Os resultados deste estudo evidenciam a acção do coordenador de estabelecimento de
ensino como um elemento fundamental nas dinâmicas que se desenrolam em torno desta
temática, podendo constituir um grande suporte na congregação de esforços para que a
articulação entre ciclos ocorra. A cultura colaborativa entre docentes, impulsionada pela
coordenadora de estabelecimento e investigadora, cotribuiu para um ensino mais eficaz e
motivador e para um crescente desenvolvimento profissional e reflexivo dos docentes. The articulation between cycles is a subject matter that has nowadays come into prominence in the system of education due to the need to implement ways of collaboration and exchange among the several levels of education, so that the transitions between them may become softer and promote progressive sequential arrangement of the teaching-learning process. We think that, nowadays, going into the classroom, closing the door and "teaching the programme" is not possible anymore. Teaching the "programme" means opening the classroom doors to the world, sketching and having a global view of school, building a new educational culture in the search of the outlines that the reform of the educational system defines. In this study, we intend to analyze, describe and question the speeches and the articulation practices between Pre-Primary and Primary school teachers from a Preprimary/ Primary school, so that the transition between the cycles may obey to a progressive sequential arrangement, ascribing to each cycle the function of completing, developing, integrating and widening the previous cycle by making integrated and articulated projects. In this frame, we also intend to investigate the role of the department coordinator who, according to the law, is a member of the educational community and a promoter of articulation practices. To develop this thesis we resort to the investigation-action methodology, considering that it is the most adequate for our study, supported by careful bibliographic reference and making use of several means of data collection whose main objective is to perceive the conceptions and the perceptions of the teachers relating to the articulation between cycles and how they put it in practice. The results of our study demonstrate the action of the school coordinator as an essential element in the dynamics that take place around this subject matter, acting as a valuable support for the efforts union to make possible the articulation between cycles. The cooperative culture between teachers, strongly influenced by the school coordinator and investigator, has contributed to more effective and motivating teaching as well as to an increasing professional reflective development of the teachers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13764 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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