Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13949

TítuloArticulação curricular na educação básica : discursos e práticas dos professores
Autor(es)Martins, Ana Maria de Sousa
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Data2010
Resumo(s)Na sua prática os profissionais da educação defrontam-se com numerosos problemas. Entre estes contam-se o insucesso de seus alunos, relativamente a objectivos de aprendizagem curricular e até a objectivos básicos de socialização. Por vezes, a desadequação na aplicação dos currículos e programas em relação às necessidades e condições dos públicos diversos a que se destinam constituem um entrave ao desenvolvimento escolar, social e pessoal do aluno. Por isso, quanto maior e mais alargado for o leque de conhecimentos que o professor possuir acerca da criança e do seu contexto desenvolvimental, melhor será a sua acção profissional no processo de adequação que deve realizar, tendo como princípio básico o sucesso de todos e de cada um dos seus alunos. Este conjunto de informações – fontes do currículo (Alonso, 1992) - servirá de orientação e permitirá que o processo de adequação e modificação da sala de aula transformando-a em ambientes de aprendizagem promotores de aquisição e desenvolvimento de competências básicas e essenciais, de adopção de estratégias e de actuação respondam eficazmente às necessidades físicas, psicológicas e educativas do aluno. Estas fontes do currículo (sociológica, psicológica, epistemológica e pedagógica) serão tanto mais relevantes quando pensamos em anos de transição de ciclo e, consequentemente, na necessidade de articulação curricular entre diferentes níveis de ensino. Podem ser variadas as acções que se desenvolvem neste sentido, desde a inserção de cada um dos alunos no grupo e na escola como um todo, as relações que se estabelecem entre eles, o respeito às diferenças, a formação de professores, entre outros. Sabemos, porém, que a nossa tarefa maior, enquanto professores, está na verdade, no compromisso que naturalmente firmamos com o desenvolvimento e com a aprendizagem de cada um de nossos alunos, e que o nosso desafio primeiro se encontra na necessidade de olhar e conhecer todos e cada um, tendo sempre em vista identificar as possibilidades comuns e singulares de construir conhecimentos. Neste estudo, pretendemos espelhar algumas das nossas preocupações relativamente ao currículo e à articulação curricular, sobretudo nos casos em que os alunos apresentam estilos de aprendizagem diferentes. O trabalho empírico desenvolveu-se em dois estabelecimentos de ensino que pertencem a um mesmo agrupamento de escolas, e quatro docentes, sendo duas professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico e duas educadoras de infância. Através deste estudo de caso, investigamos a forma como estes Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas da cidade da Póvoa de Varzim concebem e desenvolvem a articulação curricular entre os níveis de escolaridade da Educação Básica, quando se trata de alunos com estilos de aprendizagem diferenciados. Recorrendo à análise de entrevistas e aos Projectos Curriculares de Turma foi possível obter uma melhor compreensão da temática e a obtenção de respostas às nossas questões de investigação. Neste sentido, os resultados revelam que existe alguma incongruência entre aquilo que se escreve, da intencionalidade intelectual com que se concebem os PCT e a realidade sistematizada e orientada pela prática do ensino-aprendizagem.
Educators have to face numerous problems in their daily activity. These include the failure of their students in achieving the curriculum learning aims or even the basic goals of socialization. The inadequacy of the curricula application and of the official learning contents to the needs and requirements of different audiences are sometimes hampering the scholar, social and personal development of a student. Therefore, the bigger and broader is the knowledge that teachers have about a child and his/her developmental context , the better is their professional role in the process of adequacy which should take place, having always as a goal the success of each of their students. This set of information – fontes do currículo (Alonso, 1992) – will guide and enable the process of adaptation and a change in classroom, turning it into learning environments where the acquisition and development of basic skills are promoted, the adoption of strategies and actions to effectively respond to the student’s physical, psychological and educational needs. These sources of curriculum (sociological, psychological, epistemological and pedagogical) are considered much more relevant when we think of the transition of class and, as a consequence, about the need for curriculum articulation between different levels of education. A lot of different actions can be taken to achieve this goal: the inclusion of students in each group and the school as a whole, the relationships that are established between them, the respect for the difference, teacher training, among others. It is known, however, that our biggest task, as teachers, is actually a commitment that we naturally sign with the learning and developmental process of each of our students, and that our first challenge is to meet each ones needs, having always as an aim to identify common and unique opportunities to build knowledge. This study intends to show some of the concerns about curriculum and curriculum articulation, especially in cases where students have different learning styles. The empirical work has been developed in two schools which belong to the same group of schools, and four teachers, two first grade teachers and two kindergarten teachers. Through this case study, it was investigated how these kindergarten teachers and first grade teachers of a group of schools of the town of Póvoa de Varzim design and develop curriculum articulation between different education levels of basic education, when it comes to students with different learning styles. By making use of the analyses of interviews and the Class Curriculum Projects it was possible to obtain a better understanding of the theme and get answers to our research questions. In this way, the results show that there is some inconsistency between what is written, the intellectual intent with which the Class Curriculum Projects are conceived and the systematic reality guided by the practice of teaching and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13949
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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