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TítuloAutonomia e aprendizagem pela descoberta: o caso das gramáticas escolares da TLEBS
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveGramática escolar
Aprendizagem pela descoberta
Metalinguagem
DataJul-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)No campo do Ensino do Português e no quadro da aprendizagem escolar da gramática, deu-se, desde 2004, uma revolução, como consequência da implementação da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Entretanto, foram sendo publicadas, até 2008, algumas gramáticas escolares de Português, cujo traço comum era o de estarem de “acordo com a TLEBS”. Tendo já estudado manuais escolares anteriores à TLEBS (Silva, 2008), pretendemos, agora, realizar uma análise das novas gramáticas escolares, verificando se elas defendem e/ou se praticam a aprendizagem pela descoberta, tal como a define Duarte (1998). Podemos, assim, contribuir, no quadro da discussão sobre o ensino explícito da língua, para que se continue, tal como advoga Crystal (1992: 8), a descobrir a diferença entre saber gramática e saber sobre gramática, uma vez que: “Everyone who speaks English knows grammar, intuitively and unconsciously. But not everyone who speaks English knows about grammar. „Knowing about‟ means being able to talk about what we know.”
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14923
ISBN978-989-8525-02-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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