Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15126

TítuloEnvelhecimento activo, educação e promoção da saúde na população idosa
Autor(es)Silva, Aurora de Fátima Barbosa da
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data2010
Resumo(s)Estamos perante uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde o bem-estar e a saúde estão cada vez mais relacionados com o estilo de vida das pessoas e os seus comportamentos. Estas transformações sociais exigem uma adaptação e um relacionamento cada vez maior com a educação e com a saúde. A sociedade defronta-se com um novo desafio, o de conciliar o aumento da longevidade a par da qualidade de vida. A educação para a saúde é o pilar para o desenvolvimento de comportamentos saudáveis, tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar dos indivíduos e da comunidade, uma vez que com o avançar dos anos, estes são acompanhados de situações de incapacidade e doença susceptíveis de prevenção. Tendo em conta estes princípios, este trabalho pretendeu intervir numa determinada realidade social procurando desenvolver e promover a participação activa, de forma a desenvolver comportamentos saudáveis tendo em vista a promoção da saúde e o envelhecimento activo, melhorando, assim, a qualidade de vida. Este trabalho foi desenvolvido em duas valências da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, mais precisamente na Unidade de Convalescença e no Lar S. José. Para a sua realização enveredamos por um trabalho de Investigação-Acção participativa de cariz qualitativo, onde utilizamos como meio de intervenção a animação sociocultural. Como instrumentos de recolha de dados utilizamos leituras, conversas informais, análise documental, observação participante, entrevista não estruturada e semi-estruturada e inquérito por questionário. Tendo em conta que para esta metodologia não há uma técnica específica, utilizamos diversas técnicas de forma a alcançarmos os nossos objectivos, entre as quais, jogos, teatro, expressão plástica, leituras participativas, etc. O público-alvo referente à Unidade de Convalescença demonstrou, no final da implementação deste projecto, uma maior motivação para participar no seu processo de recuperação. Os utentes do Lar tornaram-se mais activos e mais realizados emocionalmente.
We are facing an increasingly aging society, where the well-being and health are increasingly related to the lifestyle of people and their behaviors. These social changes require an adjustment and a growing relationship with education and health. The company faces a new challenge to reconcile the increased longevity along with the quality of life. The health education is the cornerstone for the development of healthy behaviors in order to promote health and well-being of individuals and the community, since the advance of years, these situations are accompanied by disability and illness preventable. Given these principles, this paper sit in a particular social reality in order to develop and promote active participation in order to develop healthy behaviors in order to promote health and active aging, thereby improving the quality of life. This study was conducted in two valences of the Santa Casa da Misericordia in Póvoa Lanhoso, specifically in the Convalescent unit and at S. Jose's home for the aged center. To make this work we set a participatory action research of a qualitative nature, where we use as a methodology to sociocultural animation. The instruments used for collecting data were reading, informal conversations, document analysis, participant observation and unstructured interviews aswell as semi-structured. WE also used questionnaire. Having regard to this methodology there is no specific technique, we used several techniques in order to achieve our objectives, including, games, theater, visual arts, participatory readings etc. The target audience on the convalescence unit showed at the end of the implementation of this project, a greater motivation to participate in their recovery process. The users of the center have become more active and well made emotionally.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15126
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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