Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15421
Título: | A história dos programas de matemática para a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: o conceito fundamental de medida |
Autor(es): | Amaral, Ana Ralha, Elfrida Gomes, Alexandra |
Palavras-chave: | Formação de professores História da educação Conceito fundamental de medida História da matemática |
Data: | 2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | Estamos convictas de que a preservação das memórias é, tal como o próprio Heródoto (séc. V a. C.) defendia, a melhor forma para se compreender o presente e para se preparar o futuro. É nosso propósito compreender a evolução dos programas de formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, nomeadamente no que respeita ao conhecimento matemático e perceber que dimensão é atribuída ao conceito fundamental de Medida. Neste artigo reportar-nos-emos, em particular, a uma fonte primária histórica sobre a uniformização dos pesos e medidas: o Mappa do Systema decimal em Nomenclatura Portugueza (1812-1814). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15421 |
Versão da editora: | http://www.apm.pt/files/177852_C01_4dd79ca909e86.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paper Covilhã.pdf | 499,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |