Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16217

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Maria Emília-
dc.contributor.authorFerreira, Fernando Ilídio-
dc.date.accessioned2012-01-05T16:26:59Z-
dc.date.available2012-01-05T16:26:59Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1138-1663-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16217-
dc.description.abstractNesta comunicação apresentam-se alguns resultados de uma investigação realizada num Agrupamento de Escolas. O objectivo principal foi analisar o processo de construção sócio-organizacional do Agrupamento e as dinâmicas de formação em contexto que o mesmo proporcionou. A investigação baseou-se, essencialmente, numa tipologia de Andy Hargreaves, a qual permitiu visualizar mudanças nas culturas organizacionais e profissionais e, especificamente, ao nível do trabalho docentes, resultantes da “formação em contexto” que envolveu professores de diferentes níveis de ensino que passaram a integrar o Agrupamento. A Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986 preconizava formas de organização pedagógica e administrativa para o ensino básico, constituído por tês ciclos, com a duração de nove anos. A partir de 1998, as novas unidades organizacionais e administrativas – os Agrupamentos de Escolas – consubstanciaram a transição de modalidades de trabalho isolado para o trabalho em conjunto, assumindo este diferentes lógicas à luz da referida tipologia de Hargreaves. Numa fase inicial, o “Agrupamento Horizontal” caracterizou-se mais pelo trabalho colaborativo e de projecto, entre educadores de infância e professores do 1º ciclo. Posteriormente, a constituição do “Agrupamento Vertical”, envolvendo as escolas e os docentes dos diversos níveis de ensino, não configurou um “casamento desejado” acentuando antes culturas balcanizadas em termos organizacionais e profissionais.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) unidade 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educaciónpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAgrupamento de escolaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCulturas organizacionais e Profissionaispor
dc.titleCulturas organizacionais e profissionais: formação em contexto num agrupamento de escolaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.udc.es/congresos/psicopedagoxia/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage2605por
oaire.citationEndPage2617por
oaire.citationConferencePlaceA Coruñapor
oaire.citationTitleXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
sdum.conferencePublicationXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
coruna doc ferreira e mendes.pdf967,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID