Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16236

TítuloA universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas educativas contemporâneas
Autor(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data2011
EditoraXamã Editora
Resumo(s)A formação continuada faz hoje parte da vida profissional e pessoal dos professores, e também das escolas e das instituições formadoras, mas trata-se de uma problemática relativamente recente. Foi a partir dos anos de 1960-1970, com o surgimento dos sinais de crise dos sistemas escolares que ela adquiriu maior visibilidade social e política. Os poderes públicos passaram a adotar estratégias de concepção e implementação de grandes reformas, aplicadas de modo uniforme e generalizado, sendo a formação continuada dos professores concebida como um importante vetor dessas estratégias. Neste texto, analisa-se esta relação entre as reformas educativas contemporâneas e a formação continuada dos professores, considerando-se não apenas a morfologia das políticas e dos discursos educacionais como os seus efeitos nas subjetividades dos professores. A esse respeito, defende-se que o papel fundamental da universidade é o de criar dispositivos de apoio às escolas que possam contrariar o pensamento fatalista e resignado que se tem instalado na cultura profissional dos professores. Em grande medida, porém, a universidade tem desempenhado esse papel a reboque da agenda exógena das reformas educativas e manifestando uma incoerência entre o discurso que veicula – a colegialidade, a colaboração, o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade etc. – e a cultura acadêmica hierárquica, competitiva e individualista que a caracteriza. É com base nessa análise crítica que se enunciam, no final do texto, outras abordagens possíveis, encarando a formação continuada numa perspectiva de educação de adultos e supondo, desse modo, uma relação diferente dos professores com a formação e entre esta e os contextos de trabalho e de convivência nas escolas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16236
ISBN978-85-7587-066-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Extract llivro_extensao universitaria_105-123.pdf65,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID