Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16299
Título: | Actividades experimentais nas escolas através de uma interacção com a universidade |
Autor(es): | Queirós, A. Bettencourt, Ana Paula Carvalho, M. Alice Parpot, Pier Botelho, Gabriela Neves, Isabel C. |
Data: | Jul-2011 |
Resumo(s): | A forma como a ciência é ensinada nas escolas afecta profundamente a percepção que os estudantes têm do mundo que os rodeia e consequentemente a escolha de uma futura carreira nas ciências. Por outro lado, a abertura da escola à comunidade envolvente, proporciona as condições para a sua participação activa na vida escolar, assim como a promoção do sucesso escolar, através da formação integral dos alunos, dotando-os das competências científicas, tecnológicas e sócio-culturais necessárias a sólidas opções futuras. A química como uma ciência de cariz experimental oferece aos estudantes uma melhor compreensão dos conceitos teóricos leccionados. Este trabalho descreve actividades experimentais realizadas no âmbito de um intercâmbio entre a Escola Secundária/3 de Barcelinhos e o Departamento de Química. Os projectos desenvolvidos foram “Museu das Ciências” na disciplina de Área Projecto do 12º ano de escolaridade. A actividade A Ciência na investigação criminal foi baseada nas oficinas apresentadas no projecto Sentidos da Ciência [1]. Estas actividades experimentais executadas em colaboração entre as escolas e a universidade contribuem para uma maior motivação dos alunos, uma formação científica mais sólida e um conhecimento mais integrado. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16299 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CDQuim - Comunicações e Proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barcelos - abstract.pdf | 12,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |