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https://hdl.handle.net/1822/17417
Título: | A participação dos pais na governação democrática da escola |
Autor(es): | Lima, Licínio C. Sá, Virgínio |
Data: | 2002 |
Editora: | Edições Asa |
Resumo(s): | O texto aborda a falata de tradição participativa, e mesmo a situação de marginalização de participação dos pais na escola, como dimensão constitutiva do processo de construção da escola pública, referindo seguidamente alguns marcos jurídicos e normativos e, em especial, as políticas educativas e práticas sociais e escolares após a Revolução de 25 de Abril de 1974. A situção vivida ao longo das últimas décadas, embora caracterizada por uma crescente aberura, em termos discursoivos e práticas, ensaiando novas formas de intervenção e de relacionamento entre os pais e a organização escolar, será em todo o caso ainda marcada por situações de relativa excentricidade quanto á participação dos pais na governação das escolas. Finalmente, os autores interrogam distintas orientações de política educativa, diferentes discursos e bases de legitimação, quanto à participação dos pais e seus representantes na escola, à luz de projectos de democratização do domínio público e de construção da escola democrática, por um lado, e também considerando criticamente abordagens de natureza modernizadora, gerencialista e de mercado, por outro. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17417 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pais e professores_Um desafio a cooperacao.pdf Acesso restrito! | 9,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |