Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17787
Título: | Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita |
Autor(es): | Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira Ribeiro, Iolanda da Silva |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Intervenção |
Data: | 2009 |
Resumo(s): | As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a intervenção mais difícil se revela a superação dos problemas de aprendizagem (Baroja, Paret, & Riesgo, 2000; Outón, 2004; Thomson, 1992). Nesta comunicação apresenta-se um programa de intervenção que visa o treino sistemático das competências de leitura (descodificação e compreensão) e escrita, tendo como destinatários os alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, sinalizados no início da escolaridade. O programa encontra-se organizado em sessões diárias de treino, com a duração aproximada de 45 minutos, em que são utilizados diferentes procedimentos reconhecidos na literatura pela sua eficácia na intervenção neste domínio, nomeadamente o método multissensorial e o método das leituras repetidas. Cada sessão é dedicada ao treino das regras de correspondências grafema-fonema e fonema-grafema (RCGF/FG), em associação com a compreensão leitora. Esta associação é efectuada através da leitura e exploração de histórias infantis. As actividades previstas são de cariz lúdico e distintas das realizadas em sala de aula, de forma a aumentar a motivação e envolvimento dos alunos. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17787 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.pdf | Resumo do poster | 6,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |