Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17787

TítuloCaracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita
Autor(es)Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
Ribeiro, Iolanda da Silva
Palavras-chaveLeitura
Escrita
Intervenção
Data2009
Resumo(s)As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a intervenção mais difícil se revela a superação dos problemas de aprendizagem (Baroja, Paret, & Riesgo, 2000; Outón, 2004; Thomson, 1992). Nesta comunicação apresenta-se um programa de intervenção que visa o treino sistemático das competências de leitura (descodificação e compreensão) e escrita, tendo como destinatários os alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, sinalizados no início da escolaridade. O programa encontra-se organizado em sessões diárias de treino, com a duração aproximada de 45 minutos, em que são utilizados diferentes procedimentos reconhecidos na literatura pela sua eficácia na intervenção neste domínio, nomeadamente o método multissensorial e o método das leituras repetidas. Cada sessão é dedicada ao treino das regras de correspondências grafema-fonema e fonema-grafema (RCGF/FG), em associação com a compreensão leitora. Esta associação é efectuada através da leitura e exploração de histórias infantis. As actividades previstas são de cariz lúdico e distintas das realizadas em sala de aula, de forma a aumentar a motivação e envolvimento dos alunos.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17787
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.pdfResumo do poster6,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID