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https://hdl.handle.net/1822/21125
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | - |
dc.contributor.author | Pereira, Liliane Desgualdo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-03T17:28:38Z | - |
dc.date.available | 2012-12-03T17:28:38Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/21125 | - |
dc.description.abstract | O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o desempenho académico é linguístico. A amostra foi constituída por 51 crianças organizadas em 4 grupos: com bom desempenho académico ou com fraco desempenho académico; e com presença ou com ausência de perturbação da comunicação. A análise estatística mostrou que dois dos testes aplicados (teste MSV e teste PD) discriminam significativamente o perfil académico, e que crianças com fraco desempenho académico e com perturbação da comunicação apresentam mais dificuldade em testes que envolvem a atenção seletiva, tais como o teste Fala com Ruído e Dicótico de Dígitos. A tarefa de resolução temporal, observada pela aplicação do teste GIN, foi a que melhor se associou a crianças sem dificuldade académica e de comunicação. Os resultados mostram a existência de correlação entre o desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidência a relevância da avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico, e a relação entre perturbação da comunicação e a perturbação do processamento auditivo. Crianças com dificuldades académicas revelam dificuldades na ordenação temporal e portanto o uso de testes de processamento temporal são fundamentais em crianças com dificuldades académicas. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Processamento auditivo | por |
dc.subject | Testes auditivos | por |
dc.title | Contribuição da avaliação do processamento auditivo na investigação das dificuldades de aprendizagem | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 681 | por |
oaire.citationEndPage | 694 | por |
oaire.citationConferencePlace | ISPA, Lisboa | por |
oaire.citationTitle | Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
sdum.conferencePublication | Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Nunes_ColoqInternPsiEucac.pdf | Artigo | 144,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |