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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Lima-
dc.contributor.authorPereira, Liliane Desgualdo-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2012-12-03T17:28:38Z-
dc.date.available2012-12-03T17:28:38Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21125-
dc.description.abstractO processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o desempenho académico é linguístico. A amostra foi constituída por 51 crianças organizadas em 4 grupos: com bom desempenho académico ou com fraco desempenho académico; e com presença ou com ausência de perturbação da comunicação. A análise estatística mostrou que dois dos testes aplicados (teste MSV e teste PD) discriminam significativamente o perfil académico, e que crianças com fraco desempenho académico e com perturbação da comunicação apresentam mais dificuldade em testes que envolvem a atenção seletiva, tais como o teste Fala com Ruído e Dicótico de Dígitos. A tarefa de resolução temporal, observada pela aplicação do teste GIN, foi a que melhor se associou a crianças sem dificuldade académica e de comunicação. Os resultados mostram a existência de correlação entre o desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidência a relevância da avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico, e a relação entre perturbação da comunicação e a perturbação do processamento auditivo. Crianças com dificuldades académicas revelam dificuldades na ordenação temporal e portanto o uso de testes de processamento temporal são fundamentais em crianças com dificuldades académicas.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectTestes auditivospor
dc.titleContribuição da avaliação do processamento auditivo na investigação das dificuldades de aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage681por
oaire.citationEndPage694por
oaire.citationConferencePlaceISPA, Lisboapor
oaire.citationTitleActas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapor
sdum.conferencePublicationActas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapor
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