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https://hdl.handle.net/1822/24390
Título: | Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia |
Autor(es): | Leite, Laurinda Dourado, Luís Morgado, Sofia Meireles, Ana Azevedo, Carla Alves, Carlos Fernandes, Célia Silva, Eleutério Cabral, Emília Pinto, Esmeralda Osório, Judite Vale, Manuela Silva, Margarida Ribeiro, Maria Teresa |
Palavras-chave: | Educação em ciências Aprendizagem baseada na resolução de problemas Professores de ciências naturais Geografia Science education Problem-based learning Physics & chemistry teachers Biology & geology Geography Biology & geology Physics & chemistry teachers Biology & geology Physics & chemistry teachers |
Data: | 2013 |
Editora: | Fundación Revista de Educación de las Ciencias |
Revista: | Journal of Science Education |
Resumo(s): | O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas
(ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por
professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências
e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino
orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo
de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta
a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para
implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências
que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se
que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi
exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos
bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de
ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores
precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas
mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de
implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas. Teaching for problem-based learning (PBL) requires a big change in teachers' as well as in students' usual roles. Few Portuguese in-service science and geography teachers learned about teaching for PBL in their undergraduate teacher education programmes. Hence, in order to put PBL into practice, teachers need education and training. This paper reports on the evaluation that 11 science and geography teachers that previously attended an in-service course on PBL make of their own experience of teaching science and geography school themes trough a PBL approach. Results indicate that teachers felt that his teaching approach was very demanding to them. They also suggest that, according to the teachers, low profile students were the ones that seem to have benefited most from the PBL oriented classes. Due to the requirements and the novelty of the approach undertaken, the participants in the study believe that teachers need not only education and training but also support from experts on this teaching approach when they first try to put it into practice. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24390 |
ISSN: | 0124-5481 |
Versão da editora: | www.accefyn.org.co/rec |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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