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TítuloEnsino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia
Autor(es)Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Morgado, Sofia
Meireles, Ana
Azevedo, Carla
Alves, Carlos
Fernandes, Célia
Silva, Eleutério
Cabral, Emília
Pinto, Esmeralda
Osório, Judite
Vale, Manuela
Silva, Margarida
Ribeiro, Maria Teresa
Palavras-chaveEducação em ciências
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Professores de ciências naturais
Geografia
Science education
Problem-based learning
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Geography
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
Biology & geology
Physics & chemistry teachers
Data2013
EditoraFundación Revista de Educación de las Ciencias
RevistaJournal of Science Education
Resumo(s)O ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) exige uma grande alteração nos papéis desempenhados por professores e alunos. Poucos são os professores portugueses de ciências e de geografia, em exercício de funções, que possuem formação em ensino orientado para a ABRP. Para concretizarem a implementação deste tipo de ensino, os professores necessitam de formação. Este artigo apresenta a avaliação que 11 professores de ciências e de geografia, formados para implementarem o ensino orientado para a ABRP, fazem sobre experiências que realizaram com este tipo de ensino, em contexto sala de aula. Constatou-se que o ensino em causa, pelas suas características e novidade, foi exigente para professores e alunos e que os alunos considerados menos bons foram aqueles que parecem ter beneficiado mais com o tipo de ensino em análise. Na opinião dos participantes no estudo, os professores precisam de formação, mas também de acompanhamento, por pessoas mais conhecedoras deste tipo de ensino, na(s) primeira(s) tentativa(s) de implementação do mesmo para que estas sejam bem sucedidas.
Teaching for problem-based learning (PBL) requires a big change in teachers' as well as in students' usual roles. Few Portuguese in-service science and geography teachers learned about teaching for PBL in their undergraduate teacher education programmes. Hence, in order to put PBL into practice, teachers need education and training. This paper reports on the evaluation that 11 science and geography teachers that previously attended an in-service course on PBL make of their own experience of teaching science and geography school themes trough a PBL approach. Results indicate that teachers felt that his teaching approach was very demanding to them. They also suggest that, according to the teachers, low profile students were the ones that seem to have benefited most from the PBL oriented classes. Due to the requirements and the novelty of the approach undertaken, the participants in the study believe that teachers need not only education and training but also support from experts on this teaching approach when they first try to put it into practice.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24390
ISSN0124-5481
Versão da editorawww.accefyn.org.co/rec
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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