Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/24853
Título: | A autoscopia como estratégia : a percepção e reflexão de uma professora de Educação Física sobre sua ação pedagógica |
Autor(es): | Galvão, Zenaide Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Autoscopia Ação pedagógica Formação profissional |
Data: | Jul-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | O objetivo desse estudo foi apresentar, analisar e discutir o ato de conhecer-se-em-ação, possibilitado por gravações em vídeo, de uma professora de Educação Física que atua na cidade de São Paulo/Brasil. A metodologia, centrada na investigação ação, teve como instrumentos e procedimentos a observação e gravação das aulas em vídeo, autoscopia e entrevista semi estruturada. A professora durante e após o exercício de ver-se-em-ação reflete sobre si no momento da aula; sobre diferentes ações dos alunos; faz uma autocrítica, sempre no sentido e intenção de mudança; reflete sobre a fragilidade do olhar, sobre a percepção das pessoas que visualizam a cena e dos vários olhares possíveis para um mesmo objeto; reconhece que a ampliação desse olhar é fruto do pensamento crítico, da experiência e dos saberes, revelando ampla visão sobre a educação, sobre a Educação Física e sobre a complexidade que envolve o ato de ensinar e aprender. Os resultados evidenciaram que a autoscopia favorece e possibilita a reflexão sobre e na ação pedagógica, nesse sentido, aponta caminhos para uma formação profissional que contemple o real significado de “ser professor”. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/24853 |
ISBN: | 978-972-8952-27-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A autoscopia como estratégia... Galvão, Z, Cunha, AC.pdf | A autoscopia... Galvão, Cunha | 1,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |