Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/25326
Título: | Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar |
Autor(es): | Vieira, Flávia Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Investigação educacional Transformação Pedagogia |
Data: | Jul-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresentamos uma proposta de grelha de análise de dissertações de mestrado que pode ajudar-nos a encontrar respostas para a questão colocada. A grelha integra um estudo em curso que abrange dissertações realizadas na Universidade do Minho, nas áreas da educação em línguas estrangeiras e da educação em ciências, tendo sido inicialmente concebida no âmbito de um estudo mais vasto também em curso, centrado na literatura de circulação nacional na área da educação em línguas estrangeiras. Espera-se que a sua apresentação fomente a reflexão sobre os propósitos e a natureza da investigação educacional, nomeadamente sobre a sua relação com a experiência educativa. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25326 |
ISBN: | 978-989-8525-02-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vieira_&_CoelhodaSilva_InvestigacaoEducacional_e_Transformacao_da_PedagogiaEscolar_2011.pdf | Documento principal | 536,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |