Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25819

TítuloBullying escolar: os padrões de agressão
Autor(es)Melim, Fernando
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveBullying
Escola
Alunos
Agressão
DataJul-2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Com o objetivo de maximizar o conhecimento sobre a arquitetura social do bullying, esta investigação analisa as características específicas dos comportamentos de vitimização e agressão na amostra em estudo e relaciona as variáveis género e idade das vítimas, com a frequência, densidade e formas do bullying. Este é um estudo analítico de delineamento transversal, em que foi utilizado um questionário individual sobre comportamentos de bullying, adaptado de Olweus (1989), numa amostra constituída por 1.818 alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, pertencentes a escolas públicas dos 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (Portugal). A média de idades situa-se nos 12,8 anos com um desvio padrão de 1,7. A amostra de acordo com o género é constituída por 914 raparigas (50,3%) e 904 rapazes (49,7%). Dos resultados obtidos emergem dois padrões básicos de comportamento bullying que demonstram a forma como tipicamente este problema subsiste nas relações entre jovens. O primeiro padrão que denuncia agressões mais esporádicas, mas provavelmente mais intensas, é típico (mas não exclusivo) dos alunos do género masculino e dos alunos mais novos ou de níveis de escolaridade mais baixos. O segundo padrão que traduz uma agressividade menos intensa, mas corrosiva porque arrasta-se no tempo, é característico do género feminino e dos alunos mais velhos ou de níveis de escolaridade mais elevados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25819
ISBN978-989-8525-13-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bullying Escolar_ os padrões de agressão.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID