Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26426
Título: | Carreira e avaliação do desempenho: (auto)imagens dos professores |
Autor(es): | Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
Data: | Set-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Uma das principais preocupações da União Europeia é a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, das aprendizagens dos alunos. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Nesta comunicação apresentaremos alguns dos resultados de uma investigação, realizada entre 2008 e 2010, com professores do 1º CEB que teve como principal objetivo perceber o impacto da publicação do novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) e do modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) na carreira e na (re)construção da identidade profissional. Neste sentido, para além das perceções evidenciadas nas narrativas biográficas e nas entrevistas de grupo realizadas aos professores, apresentaremos alguns resultados recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário a 249 professores do 1º CEB. Os resultados desta investigação revelam que os professores sentem que a avaliação docente interferiu na carreira e na (re)construção da sua identidade profissional, despoletando (novas) imagens de si, dos outros e do seu trabalho, suscitando, assim, novos modos de ser professor. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26426 |
ISBN: | 978-989-8525-22-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Comunicações / Communications DS/CICS - Actas/Proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carreira e Avaliação do Desempenho (Auto) Imagens dos Professores.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |