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TítuloEnsino Superior em Portugal : décadas de profundas exigências e transformações
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Vasconcelos, Rosa
Palavras-chaveEnsino Superior
Declaração de Bolonha
Inovação académica
Sucesso escolar
Data2008
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela (USC)
RevistaInnovación Educativa
Resumo(s)O Ensino Superior em Portugal passou nos últimos anos por duas importantes transformações introduzindo mudanças significativas nas práticas de ensino e de aprendizagem. Após uma fase de acentuada massificação, em que uma Universidade de elite acabou por receber alunos muito diversificados nas suas motivações, conhecimentos e expectativas, daí decorrendo taxas elevadas de insucesso escolar e de abandono, nos últimos anos as mudanças passam pela adesão aos princípios da Declaração de Bolonha. Esta adesão trouxe profundas mudanças na organização curricular dos cursos, nas metodologias de ensino dos professores e nos métodos de estudo e abordagens à aprendizagem por parte dos alunos. Acreditando nas potencialidades desta mudança pelas suas componentes de inovação e de transformação, certo que é necessário preparar alunos, professores e as próprias instituições para as exigências que a Declaração de Bolonha representa.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26572
ISSN1130-8656
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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