Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26912
Título: | Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula |
Autor(es): | Domingues, Cláudia Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Raciocínio matemático Comunicação matemática Práticas letivas |
Data: | 2012 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) |
Resumo(s): | Este artigo analisa as práticas comunicacionais presentes numa aula de matemática inserida num estudo sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos de uma turma de 9º ano. Para tal, apresentam-‐se os raciocínios na realização de uma tarefa de uma aula e analisam-‐se as práticas comunicacionais envolvidas nessa aula. O estudo seguiu uma metodologia interpretativa com uma estratégia de investigação de estudo de caso em que o caso foi a turma. Os raciocínios dos alunos foram analisados com base em categorias referentes ao processo de generalização e ao processo de prova. Verificou-‐se que o processo de conjeturar dos alunos foi acompanhado de justificação e que houve alunos que se convenceram com base em argumentos empíricos enquanto outros alunos produziram uma prova a partir dos raciocínios dedutivos realizados na exploração. Constatou-‐se a importância da discussão coletiva para o desenvolvimento de noção de prova matemática dos alunos. Concluiu-‐se, ainda, a importância do desenvolvimento da comunicação na explicitação dos raciocínios no desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26912 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_EIEM_2012_Claudia.pdf | 911,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |