Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27087
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | - |
dc.contributor.author | Cunha, Maria do Carmo | - |
dc.contributor.author | Martins, Paula Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-17T11:17:51Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17T11:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27087 | - |
dc.description.abstract | As tarefas, enquanto elemento preponderante da dinâmica da aula de matemática, caracterizam-se pelo seu grau de estrutura, abertas ou fechadas, e de desafio, elevado ou reduzido. A prevalência das tarefas de estrutura fechada na aula de matemática tende a não proporcionar momentos de discussão e de divergência de processos e de respostas. A apatia que muitos alunos revelam na aula de matemática despertou a nossa atenção de averiguar a influência da natureza das tarefas no envolvimento de alunos de uma turma do 11.º ano nas atividades de estudo da derivada de uma função. Adotando uma metodologia qualitativa e interpretativa, analisamos os dados que foram recolhidos através de grelhas de observação das atividades dos alunos, da gravação em vídeo das aulas e das produções realizadas pelos alunos. Na realização de tarefas de natureza fechada, os alunos reproduziram hábitos de trabalho enraizados ao longo da sua escolarização. Com este tipo de tarefas os alunos que mais se envolveram nas atividades das aulas foram os mais motivados e com melhor desempenho a matemática. Já as tarefas de natureza aberta também envolveram os alunos que revelavam dificuldades de aprendizagem e que manifestavam um maior índice de distração nas atividades das aulas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tarefas | por |
dc.subject | Aprendizagem de matemática | por |
dc.title | A natureza das tarefas e o envolvimento dos alunos nas atividades da aula de matemática | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 4624 | por |
oaire.citationEndPage | 4639 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A natureza das tarefas e o envolvimento dos alunos nas atividades da aula de Matemática.pdf | Documento principal | 679,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |