Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28612

TítuloDa utopia à realidade: um percurso a desvendar : a participação dos pais - EEs no Conselho de Turma
Autor(es)Bento, Paula Cristina Galrito
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Data28-Out-2013
Resumo(s)Hoje pretende-se uma escola sem fronteiras, aberta à comunidade educativa, onde as funções dos atores educativos se podem complementar, pela participação e partilha de opiniões entre os intervenientes no processo educativo. A evolução legislativa tem demonstrado recetividade a esta conceção de escola, reforçando a presença dos representantes dos encarregados de educação (RepEEs) no conselho de turma (CT) para que, com a presença destes atores, se possa efetuar a desejada participação e articulação conjunta. A presente investigação procura respostas às seguintes questões: de facto existe participação dos RepEEs no CT? A que nível se insere? Como se processa? O estudo, de teor qualitativo, realizou-se na base de um estudo de caso. A análise recai nas representações dos principais intervenientes neste processo — professores; diretores de turma; RepEEs e alunos — reveladas nas entrevistas feitas aos mesmos. As narrativas díspares dos professores e DTs denotam a existência de um paradoxo, em alguns momentos, ainda que os discursos convirjam para a necessidade presencial e participativa destes atores no CT. Uns são a favor, reconhecem que o contributo destes elementos no CT é uma mais-valia para o trabalho de todos; outros não concordam, alegando que a sua participação ainda não teve reflexos no grupo/turma, considerando que é dispensável a presença desta figura neste órgão; outros ainda são indiferentes à sua presença no CT. No entanto, todos reconhecem benefícios, aceitam a participação das famílias para que exista articulação de atitudes entre as duas perspetivas e consideram importante a sua atuação para o equilíbrio da ação educativa. Os alunos, principais atores e beneficiários da presença e participação dos RepEEs no CT, revelaram-se unânimes nas suas manifestações, evocando que as famílias/EEs deverão ir a todas as reuniões para ficarem com uma perspetiva da turma quer a nível académico quer dos seus comportamentos. Os RepEEs, por sua vez, também se reveem no CT, revelando-se certos de que o seu contributo trará benefícios aos professores, porque ficam a conhecer melhor os alunos; reconhecem também que assim os EEs ficam com uma perspetiva mais real de como a turma vai evoluindo, que os alunos beneficiam das medidas definidas e da articulação sugerida com as famílias/EEs. Porém, não deixaram de referir os escassos minutos que permanecem neste órgão, o que lhes causa muitas vezes ‘frustração’. Continuando a processar-se desta forma, a presença dos RepEEs no CT, poderá levar ao absentismo neste órgão e ao seu afastamento em relação à escola. Em contraponto, constata-se que o pouco tempo de presença dos RepEEs no CT é aproveitado pelos mesmos de acordo com a sua preocupação na abordagem de questões referentes aos seus educandos, não se desenvolvendo a sua ação na dimensão coletiva do grupo/turma. Por outro lado, verifica-se um alheamento dos pais/EEs face à escola de tal forma que os RepEEs referem que não são contatados pelos EEs e que nem os conhecem.
Nowadays, we intend school to be a border-less space, open to the educational community, where the roles of the different educational actors can be complementary, through the participation and opinion sharing among all actors in the educational process. The legislative evolution has shown to be receptive to this concept of school, reinforcing the presence of the representatives of the students' guardians (RepGs) in the council of the class (CC), in order that, with the presence of these actors, their desired participation and joint articulation can be achieved. This research seeks to answer the following questions: is there a real participation of the RepGs in the CC? At what level does it occur? How does it happen? This study, of a qualitative character, has been conducted on the basis of a case study. The analysis falls on the representations of the most important actors in this process ― teachers; directors of the class, RepGs and students ―as revealed in the interviews conducted with them. The diverse narratives of teachers and of DC show the existence of a paradox, at some moments, even though the statements converge on the need of a face-to-face and participative role in the CC. Some of them favour this position, recognizing that the contribute of these actors in the CC is a gain to everybody's work; others are against, sledging that their participation has not yet had repercussions on the group/class, considering that the figure of the RepGs is dispensable in the school body; still others, manifest indifference to their presence in the CC. However, all of them recognize the existence of benefits, accept the participation of families so that there can be an articulation of attitudes between the two perspectives, and consider important their acting to the balance of the educational action. The students, who are the main actors and beneficiaries of the presence and of the articulation of the RepGs in the CC, revealed a unanimous position in their opinions, invoking that families/Guardians ought to attend all meetings, so they get a perspective on the class, both on academic terms, and on behaviours. The RepGs, on the other hand, also identify themselves with the CC, showing the certainty that their contribution will be beneficial to the teachers, because the latter will get to know the students better; they recognize, as well, that, in this fashion, the Gs get a more real perspective on how the class is evolving, that the students benefit from the approved steps and from the articulation suggested with the families/Gs. Nonetheless, they did not lose the opportunity to mention that their presence on this school body is restricted to a few minutes, which often makes them to feel “frustration”. If their presence in this body continues to happen in such a way, the Gs can be tempted to adopt an attitude of absenteeism in the CC, and lead to their withdrawal towards the school. In counterpoint, one notices that the little time of the presence of the RepGs in the CC is employed, by them, according to their concerns regarding the approach to issues relative to their children, and they do not act on the collective dimension of the group/class. On the other hand, there is a distancing on the part of the parents/Gs towards the school, in such a way that the RepGs say that they are not contacted by the Gs and that they do not know them.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Organização e Administração Escolar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28612
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paula Cristina Galrito Bento.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir
PDF anexos.zip2,67 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID