Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28752

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorManso, Artur-
dc.contributor.authorFerreira, Sérgio Duarte Pereira Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-04-10T10:04:56Z-
dc.date.available2014-04-10T10:04:56Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28752-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO trabalho que se segue é o relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário relativo ao ano letivo de 2012/2013 com o título Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridade, que decorreu na Escola Secundária de Vilela, concelho de Paredes, distrito do Porto, que, como o título indica, se aplicou numa turma do 11º ano. Este relatório é composto por dois capítulos. No primeiro é apresentado o contexto em que decorreu o estágio assim como o plano geral de intervenção, decorrente do Projeto de Intervenção Pedagógica, através do qual se estabeleceram as questões de investigação e fixaram os objetivos. O segundo capítulo, o de desenvolvimento e avaliação da intervenção, divide-se em 5 partes: primeiro, abordam-se as questões teóricas preliminares, com o foco na questão educativa central traduzida no dilema crítico vs. Conservador; segundo, define-se a natureza da filosofia como base essencial à definição de uma didática; terceiro, carateriza-se a didática da disciplina que decorre da natureza da filosofia que ficou estabelecida na parte anterior; quarto, estabelece-se e carateriza-se o método pelo qual se pretendeu colocar em prática a tese central do relatório e que dá título ao mesmo, Potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia que, por sua vez, decorre das partes 2 e 3; quinto, descrevem-se detalhadamente as atividades que se realizaram na experiência de estágio e faz-se uma avaliação de toda a intervenção face ao contexto teórico estabelecido nas partes anteriores e face aos objetivos estabelecidos no primeiro capítulo. O relatório fica completo com a introdução, conclusão, referências bibliográficas e anexos. A tese central deste relatório é a convicção de que é necessário potenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia para seja possível a prática de uma didática verdadeiramente filosófica, articulando as caraterísticas de abertura, especulação e postura crítica com os conteúdos da filosofia.por
dc.description.abstractThe following paper, the internship report of the Masters Degree in Philosophy Teaching in Secondary School relative to the school year of 2012/2013 with the title Enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy: an experiment with Philosophy students at the 11º grade that took place in Vilela Secondary School, county of Paredes, Oporto district, which, as the title indicates, applied to an 11º grade class. This paper comprises of two chapters. In the first it is presented the context in which the internship took place as well as the general intervention plan, following the Pedagogical Intervention Project, by which the research questions were established and the goals were set. The second chapter, the development and evaluation of the intervention, is divided in 5 parts: first, the preliminary questions are approached, with the focus on the central educational issue translated on the dilemma critical vs. conservative; second, the nature of philosophy is defined as an essential basis to the definition of a didacticism; third, the subject’s didacticism is characterized which stems from the nature of philosophy that was established in the previous part; fourth, it is established and characterized the method through which it was intended to put into practice the central thesis of the report and that gives it it’s title, Enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy which, by it’s turn, stems from the parts 2 and 3; fifth, the activities that were carried out in the internship experience are described in detail and an evaluation is made of the whole intervention against the theoretical context established in the previous parts and against the goals established in the first chapter. The report is completed with the introduction, conclusion, bibliographical references and attachments. The central thesis of this paper is the conviction that it is necessary to enhance the philosophizing in teaching and learning of philosophy in order to be possible to practice a truly philosophical didacticism, articulating the characteristics of openness, speculation and critical stance with the contents of philosophy.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectDidática da filosofiapor
dc.subjectFilosofarpor
dc.subjectInternship reportpor
dc.subjectPhilosophypor
dc.subjectDidactics of philosophypor
dc.subjectPhilosophizepor
dc.titlePotenciar o filosofar no ensino e aprendizagem da filosofia: uma experiência com alunos de Filosofia no 11º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc19:372.819por
dc.subject.udc372.819:19por
dc.identifier.tid201205572por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sergio Duarte Pereira Rodrigues Ferreira.pdfRelatório de Estágio2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID