Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28816
Título: | Pedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanos |
Autor(es): | Carvalho, Maria Elizete Estêvão, Carlos V. |
Palavras-chave: | Teoria crítica Pedagogia freireana Proposta pedagógica em direitos humanos Fundamentos críticos Critical fundaments Critical theory Freireana pedagogy Pedagogical proposal in human rights |
Data: | 2013 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Revista: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Resumo(s): | Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28816 |
DOI: | 10.1590/s0104-40362013000300002 |
ISSN: | 0104-4036 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia critica e direitos humanos.pdf | 173,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |