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TítuloPedagogia crítica e direitos humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanos
Autor(es)Carvalho, Maria Elizete
Estêvão, Carlos V.
Palavras-chaveTeoria crítica
Pedagogia freireana
Proposta pedagógica em direitos humanos
Fundamentos críticos
Critical fundaments
Critical theory
Freireana pedagogy
Pedagogical proposal in human rights
Data2013
EditoraFundação CESGRANRIO
RevistaEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Resumo(s)Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28816
DOI10.1590/s0104-40362013000300002
ISSN0104-4036
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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