Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30435
Título: | A resolução de problemas na aprendizagem de derivada de uma função de alunos de 11.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Pinto, Miriam Miranda Viseu, Floriano Cunha, Maria do Carmo Martins, Paula Mendes |
Palavras-chave: | Formação de professores Prática docente Resolução de problemas Atividades desenvolvidas pelos alunos |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Nas sucessivas reformulações dos programas de matemática, a resolução de problemas tem ganho um lugar de destaque em prol do desenvolvimento de capacidades, atitudes e conhecimentos dos alunos. Ao integrarmos essa atividade nas estratégias de ensino de uma futura professora de matemática, procuramos identificar o contributo da resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de derivada de uma função de alunos do 11.º ano de escolaridade e os constrangimentos sentidos na concretização dessas estratégias. Seguindo uma metodologia qualitativa e interpretativa, analisamos os dados recolhidos através de produções realizadas pelos alunos, um questionário, gravação em vídeo de aulas e reflexões sobre a prática pedagógica. Nas produções dos alunos integram-se as suas resoluções dos problemas, as suas respostas a questões soltas e a momentos de avaliação. Como estratégia de ensino-aprendizagem foram resolvidos problemas na introdução, desenvolvimento e avaliação de conhecimentos de tópicos do tema derivada de uma função. Da análise dos dados recolhidos, constatamos que as principais atividades desenvolvidas pelos alunos na aprendizagem da derivada de uma função com recurso à resolução de problemas foram a interpretação de informação, a definição de estratégias e a discussão de processos e resultados. Estas atividades contribuíram para envolverem os alunos na formalização dos conceitos e regras do estudo de derivada de uma função, assim como na sua aplicação a novas situações. Os principais constrangimentos que surgiram na prática da futura professora foram a gestão do tempo, a extensão do programa e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30435 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfMat_vf.pdf | 492,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |