Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30471
Título: | Inteligência emocional de jovens portugueses: diferenças inter e intraindividuais |
Outro(s) título(s): | Emotional intelligence in portuguese students: inter and intraindividual differences |
Autor(es): | Costa, Ana Rita Peliteiro |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Inteligência emocional EQ-i:YV Diferenças interindividuais Diferenças intraindividuais Emotional intelligence EQ-i:YV Interindividual differences Intraindividual differences |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo testa o efeito do sexo, do tempo e da interação entre sexo e tempo na inteligência
emocional. Recorreu-se a uma amostra de 1069 participantes, 542 raparigas e 527 rapazes,
entre os 11 e os 23 anos, do norte, centro e sul de Portugal. Responderam ao Emotional
Quotient Inventory: Youth Version (EQ-i:YV; Bar-On & Parker, 2004, adapt. por Candeias et
al., 2013) no primeiro e terceiro períodos do ano escolar e no primeiro período do ano letivo
seguinte. Testou-se o efeito do sexo, do tempo e da interação entre sexo e tempo nas cinco
dimensões do EQ-i:YV, humor geral, adaptabilidade, intrapessoal, interpessoal e gestão de
stress, através da two-way mixed MANOVA. Os resultados indicam um efeito multivariado
estatisticamente significativo do sexo, do tempo e da interação sexo e tempo em diferentes
dimensões da inteligência emocional. Os resultados discutiram-se com base nas investigações
existentes e na sua aplicabilidade para a prática da psicologia escolar, e sugeriram-se
investigações futuras. This study tests the effect of sex, time and the interaction between sex and time on emotional intelligence. The sample comprised 1069 participants, 542 girls and 527 boys, aged 11-23 years of the north, center and south of Portugal. The Emotional Quotient Inventory: Youth Version (EQ-i:YV; Bar-On & Parker, 2004, adapt. to Candeias et al., 2013) was applied in the first and third periods of the school year and in the first period of next school year. We tested the effect of sex, time and the interaction between sex and time in the five dimensions of the EQ-i:YV, interpersonal general mood, adaptability, intrapersonal and stress management through a two-way mixed MANOVA. The results indicate a statistically significant multivariate effect of sex, time and the interaction of sex with time in different dimensions of emotional intelligence. The results were discussed on the basis of existing research and its applicability to the practice of school psychology, and future research is suggested. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30471 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Peliteiro Costa.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |