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dc.contributor.advisorPinho, José L. S.-
dc.contributor.advisorGranja, Helena Maria-
dc.contributor.authorNeto, Paula Eduarda Matospor
dc.date.accessioned2014-11-19T16:05:21Z-
dc.date.available2014-11-19T16:05:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31020-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Hidráulica e Ambiente)por
dc.description.abstractA erosão costeira é um processo que afeta grande parte das praias a nível mundial, acontecendo quando a taxa de remoção dos sedimentos é maior que a taxa de deposição. Os principais fatores causadores deste desequilíbrio são: o vento, as tempestades, a elevação do nível do mar, o esgotamento das fontes sedimentares, entre outros. São diversos os estudos realizados por todo o mundo procurando soluções que mitiguem os efeitos negativos da erosão costeira. Desde 2009 que a costa de Vila Nova de Gaia tem sido objeto de um estudo relacionado com a morfodinâmica costeira e que recentemente se tem focado na componente de transporte eólico dos cordões dunares litorais sob a influência de estruturas de madeira, denominadas usualmente de paliçadas. As intervenções de defesa dos cordões dunares foram promovidas pelo Parque Biológico de Gaia. O objetivo desta dissertação consiste na caracterização da morfodinâmica em dunas onde foram instaladas paliçadas, tendo por base de estudo um programa de monitorização em locais selecionados para o efeito. As campanhas tiveram início em 9 de Março de 2011 e terminaram em 25 de Dezembro de 2012, tendo então uma duração de 10 meses. A velocidade do vento apresenta um papel essencial na quantidade de sedimentos movidos, sendo o transporte de sedimentos nas paliçadas mais significativo para velocidades acima dos 11 km/h. Os resultados obtidos nesta dissertação evidenciam também o papel desempenhado pela orientação do vento que, para além da velocidade, é determinante para o transporte dos sedimentos no interior das paliçadas, constatando-se que este transporte é mais ativo se o vento atuar do quarto quadrante.por
dc.description.abstractThe coastal erosion is a process largely affects the global beaches, occurring when the rate of removal of sediments is greater than the deposition rate. The main factors causing this imbalance are: wind, storms, rising sea level, the depletion of sedimentary, among others. There are several studies around the world looking for solutions that mitigate the negative effects of coastal erosion. Since 2009, the coast of Vila Nova de Gaia has been the subject of a study related to the morphodynamics and recently has focused on the transport component of the wind cords coastal dunes under the influence of wooden structures, usually called the palisades. Interventions defense of dune cordons were promoted by the Gaia Biological Park. The objective of this thesis is to characterize the morphodynamic on dunes where fences were installed, based on the study of a monitoring program in selected locations for this purpose. The campaign began on March 9, 2011 and ended on December 25, 2012, then having duration of 10 months. The wind speed has a role in the amount of sediment moved, and sediment transport in palisades most significant speeds over 11 km / h. The results obtained in this work also show the role played by the orientation of the wind, in addition to speed, is critical for the transport of sediments within the palisades, noting that this transport is more active if the wind acting in the fourth quadrant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectErosão costeirapor
dc.subjectVentopor
dc.subjectSedimentospor
dc.subjectPaliçadaspor
dc.subjectMorfodinâmicapor
dc.subjectDunaspor
dc.subjectCoastal erosionpor
dc.subjectWindpor
dc.subjectSedimentspor
dc.subjectPalisadespor
dc.subjectMorphodynamicspor
dc.subjectDunespor
dc.titleMorfodinâmica de cordões dunares intervencionados com paliçadaspor
dc.title.alternativeMorphodynamics in dunes with fencespor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc551.435 (469.121)-
dc.subject.udc623.127-
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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TESE Paula Eduarda Matos Neto 2013.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

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