Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32615
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Vânia | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | por |
dc.contributor.editor | Pereira, Beatriz | - |
dc.contributor.editor | Silva, Alberto | - |
dc.contributor.editor | Cunha, Antônio | - |
dc.contributor.editor | Nascimento, Juarez | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T12:44:20Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T12:44:20Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-62946-38-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32615 | - |
dc.description.abstract | Os recreios escolares assumem uma particular importância na escola devido ao seu papel na autoformação da criança, pois é neste contexto onde se aprendem muitas lições para a vida, tais como aprender a juntar-se a um grupo para jogar, aprender a escolher e a negociar as regras para esses jogos, saber lidar com vários tipos de personalidades e também aprender a manipular situações, de forma a tirar vantagens das mesmas. As crianças aprendem a socializar-se, a cooperar, a negociar, a ser assertivas e a defender os seus interesses. Este estudo teve como objetivos: verificar a importância que o tempo de recreio tem para as crianças que frequentam o 1ºciclo do ensino básico; identificar os motivos para a satisfação ou insatisfação das crianças em relação ao tempo de recreio na escola; perceber se o tempo de recreio na escola é suficiente para as crianças e ainda identificar de que forma as crianças gerem a ocupação dos espaços de recreio. Para a realização deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário com questões abertas e observação através de filmagem, procedeu-se à análise de conteúdo. Verificamos que o tempo de recreio na escola é um tempo precioso para as crianças manifestarem sentimentos de alegria, diversão e prazer, principalmente no que respeita à interação com os seus pares e às atividades que praticam nos recreios, mencionando também bastante satisfação pelo facto de se sentirem livres e poderem descansar durante esse tempo. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Tribo da Ilha | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Recreio | por |
dc.subject | Diversão | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.title | O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | bookPart | - |
oaire.citationStartPage | 67 | por |
oaire.citationEndPage | 88 | por |
oaire.citationTitle | Atividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpo | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Atividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpo | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O TEMPO DE RECREIO NA ESCOLA.pdf | Documento Principal | 14,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |