Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32615

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Vâniapor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorCondessa, Isabelpor
dc.contributor.editorPereira, Beatriz-
dc.contributor.editorSilva, Alberto-
dc.contributor.editorCunha, Antônio-
dc.contributor.editorNascimento, Juarez-
dc.date.accessioned2015-01-09T12:44:20Z-
dc.date.available2015-01-09T12:44:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-85-62946-38-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32615-
dc.description.abstractOs recreios escolares assumem uma particular importância na escola devido ao seu papel na autoformação da criança, pois é neste contexto onde se aprendem muitas lições para a vida, tais como aprender a juntar-se a um grupo para jogar, aprender a escolher e a negociar as regras para esses jogos, saber lidar com vários tipos de personalidades e também aprender a manipular situações, de forma a tirar vantagens das mesmas. As crianças aprendem a socializar-se, a cooperar, a negociar, a ser assertivas e a defender os seus interesses. Este estudo teve como objetivos: verificar a importância que o tempo de recreio tem para as crianças que frequentam o 1ºciclo do ensino básico; identificar os motivos para a satisfação ou insatisfação das crianças em relação ao tempo de recreio na escola; perceber se o tempo de recreio na escola é suficiente para as crianças e ainda identificar de que forma as crianças gerem a ocupação dos espaços de recreio. Para a realização deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário com questões abertas e observação através de filmagem, procedeu-se à análise de conteúdo. Verificamos que o tempo de recreio na escola é um tempo precioso para as crianças manifestarem sentimentos de alegria, diversão e prazer, principalmente no que respeita à interação com os seus pares e às atividades que praticam nos recreios, mencionando também bastante satisfação pelo facto de se sentirem livres e poderem descansar durante esse tempo.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Tribo da Ilhapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRecreiopor
dc.subjectDiversãopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.titleO tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typebookPart-
oaire.citationStartPage67por
oaire.citationEndPage88por
oaire.citationTitleAtividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleAtividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O TEMPO DE RECREIO NA ESCOLA.pdfDocumento Principal14,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID