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TítuloAnálise e implementação do novo processo produtivo da montagem final eletrónica
Outro(s) título(s)Analysis and implementation of the new production process of final assembly electronics
Autor(es)Ribeiro, Hugo Lemos Pimenta
Orientador(es)Carvalho, Dinis
Palavras-chaveLean production
Teoria das restrições
Kaizen
Capacidade produtiva
Theory of constraints
Productive capacity
Data2014
Resumo(s)A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho. Este projeto, desenvolvido na Delphi Automotive Systems - Portugal S.A., teve como principal objetivo a adaptação às quebras do volume de vendas, através da redução dos custos de fabrico, na Secção de Montagem Final de Auto-rádios, recorrendo à aplicação de ferramentas Lean e dos princípios da Teoria das Restrições. Começou-se por fazer uma revisão da literatura, sobre os temas que se achou mais relevantes para o projeto como Lean Production, Teoria das Restrições e os indicadores de desempenho necessários para análise do sistema. Na fase do diagnóstico do sistema existente, através da avaliação dos indicadores de desempenho, de observações in loco, de análises às restrições do sistema e do estudo da capacidade produtiva, identificaram-se os pontos críticos, sobre os quais se concentraram o plano de ações de melhoria. Decidiu-se formar uma equipa Kaizen, que após a implementação do plano de ações definido, conseguiu remover bottlenecks, melhorar sistemas Poka-Yoke e rebalancear as linhas de montagem, de forma a alcançar maior Eficiência do Sistema. Contudo, foi ainda necessário aumentar a flexibilidade dos processos, preparando a linha de montagem final 2 para produção dos artigos da marca A. Durante esta atividade, foram também criados documentos de Trabalho Normalizado, melhoradas as condições ergonómicas no abastecimento de material e eliminados tempos improdutivos relacionados com a falta de material. Estas medidas permitiram que se realizasse um ajuste de capacidade, caraterizado, principalmente, pelo desmantelamento de uma linha de montagem final e uma célula de pré-montagem. Deste ajuste, resultou o aumento da Produtividade e da Utilização das linhas de montagem final, bem como, uma redução dos custos associados à produção. Nesse sentido, foi alcançada uma poupança de 6,2% nos custos relacionados com a mão de obra, 18,9% em despesas com o espaço ocupado e 18,8% nos gastos de energia elétrica, sendo esta redução, traduzida num total de 153.647€ por ano.
The present dissertation follows the scope of Minho University Master course in Industrial and Management Engineering. This describes a project conducted in Delphi Automotive Systems - Portugal S.A.. The core project goal was facing the decrease in sales volume, by reducing the manufacturing costs, in Car Radio Final Assembly Section. Towards the objective completion, Lean tools and Theory of Constraints principles were applied. Initially literature review was conducted. Through it, the author gained a deeper knowledge in Lean Production, Theory of Restrictions and performance indexes relevant to analyze the studied system. During the diagnosis phase was vital to identify the critical system aspects, upon which the improvement action plan focused. The performance indexes and in loco observations evaluation, the system restriction analyses and the production capacity studies, were used in the identification process. Next, a Kaizen team was assembled to carry the defined improvement action plan implementation. The team removed bottlenecks, enhanced Poka-Yoke systems and rebalanced assembly lines, to increase a greater System Efficiency. Furthermore, was still necessary increase the process flexibility, by preparing final assembly line 2 to produce brand A products. During this activity, were also created Standard Work documents, improved the ergonomic conditions of material handling and eliminated unproductive breaks related with material shortage. The taken actions, allowed a capacity adjustment mainly highlighted by the disassembling of a final assembly line and a sub-assembly cell. The core benefits, of the measures taken, were the increase of the lines Productivity and Utilization, as well as a significant reduction in the production costs. The figures stand as proof of the achieved improvements, a 6,2% reduction in labor costs, 18,9% in expenditure related with occupied area and 18.8% in electricity expenses, resulted from the work developed. Saving this project 153.647€/year to the company.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33329
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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