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dc.contributor.advisorSarmento, João Carlos Vicente-
dc.contributor.advisorOliveira, Christian Dennys Monteiro de-
dc.contributor.authorMachado, Ivana Carolinne Bezerrapor
dc.date.accessioned2015-02-04T11:51:58Z-
dc.date.available2015-02-04T11:51:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33557-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)por
dc.description.abstractDentro daquilo que consideramos prioritário em termos de gestão e planeamento do território, o presente estudo enquadra-se numa perspetiva de analisar e apresentar propostas de intervenções em vias públicas de forma a promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Num contexto mais específico e com o propósito de propôr dois percursos no Centro Histórico do Porto, esta dissertação contribui para as pessoas com deficiência visual, através de experiências turísticas que valorizam a interação entre os diferentes sentidos do corpo e os locais visitados. Desta forma, debruçamo-nos em três temas centrais: as pessoas com deficiência visual, o turismo como atividade inclusiva e o planeamento nas cidades. A partir dos referidos temas, verificamos à escala global, nacional e local, a dimensão e importância do número de pessoas com deficiência visual, os programas voltados para a promoção do turismo inclusivo e o papel dos planos de ordenamento nas cidades. Com o desdobramento desta investigação, realizou-se um estudo de caso, em que trabalhamos com um grupo de deficientes visuais da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – ACAPO, onde através de um focus group procuramos identificar as experiências turísticas já vivenciadas por estes. Noutra fase, promovemos o teste de um dos percursos propostos, com a finalidade de identificar ou ratificar as barreiras já identificadas previamente a partir da análise das visitas de campo na área de estudo. Assim, foi possível verificar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Centro Histórico do Porto através de observações em campo confrontadas com a legislação nacional vigente, bem como a partir da indicação de barreiras pelos próprios deficientes visuais que participaram no teste do percurso. Em termos de resultados constatamos a inacessibilidade em alguns pontos dos percursos, mas com algumas medidas, de baixa complexidade, é possível criar percursos acessíveis a este público. As barreiras identificadas e as propostas de intervenções para a reabilitação, permitiu a elaboração deste estudo, que será encaminhado à Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência da Câmara Municipal do Porto, bem como à ACAPO, com o objetivo de discutir planos de intervenção e propostas de calendarização para a efetivação das reformas nas vias públicas.por
dc.description.abstractWithin what we consider a priority in terms of management and planning, this study is framed in a perspective to analyze and submit proposals for interventions in public space in order to promote social inclusion of people with visual impairments. More specifically, aiming at proposing two routes in the Historic Centre of Porto, this dissertation sought to contribute for people with visual impairments, tourist experiences that value the interaction between the different senses of the body and the places visited. Thus, we look at three central themes: people with visual impairments, as inclusive tourism activity and planning in cities. From these themes, we analyze at the global, national and local scales, the number of people with visual impairment, the programs for the promotion of inclusive tourism and the role of development plans in cities. In this investigation we carried out a case study, and we worked with a group of visual impaired people from the Association of Blind and Partially Sighted Portugal – ACAPO. Through a focus group we sought to identify the tourist experiences already had by these people. In another phase, we tested one of the proposed routes in order to identify or ratify the barriers previously identified in the analysis of field visits in the study area. Thus, it was possible to verify accessibility for people with visual impairments in the historic center of Porto through field observations confronted with existing national legislation, as well as the indication of barriers by the visually impaired who participated in the test route. In terms of results, we found some points that are inaccessible, but with some low complexity resolutions, it is possible to create accessible routes to this community. The identified barriers and proposed interventions for rehabilitation, leading to the design of this study, which will be forwarded to the Municipal Ombudsman for Disabled Citizens of the Municipality of Porto as well as to ACAPO, aim at discussing plans and proposals schedule for accomplishing the reforms on public roads.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCentro históricopor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectPercursos turísticospor
dc.subjectPortopor
dc.subjectTurismo inclusivopor
dc.subjectHistoric centerpor
dc.subjectVisual impairmentpor
dc.subjectTourist routespor
dc.subjectInclusive tourismpor
dc.titleTurismo e acessibilidade para os deficientes visuais: proposta de percursos no Centro Histórico do Porto, Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc904(469.121)por
dc.subject.udc379.85por
dc.subject.udc376.3por
dc.identifier.tid201221055-
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
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