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TítuloAvaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num aluno com perturbação do espetro do autismo
Autor(es)Vidal, Diogo
Pereira, Ana Paula da Silva
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chavePerturbações espetro autismo
Adaptação ao meio aquático
Single-subject design
Autism spectrum disorders
Aquatic skills
Single-subject design
Data2014
EditoraUniversidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
CitaçãoVidal, D., Pereira, A. P. S., & Pereira, B. O. (2014). Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num aluno com perturbação do espetro do autismo. In C. Neto, J. Barreiro, R. Cordovil, F. Melo (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VII. Lisboa: Edições FMH.
Resumo(s)O objetivo do presente estudo foi analisar o impacto de um plano de intervenção, em meio aquático, no desenvolvimento de competências aquáticas e na diminuição de comportamentos de autoagressão, num aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA). A intervenção foi realizada com um aluno com PEA, do género masculino, com 8 anos de idade e teve por base uma metodologia do tipo single-subject design, com um desenho A-B-A, onde o período A diz respeito às avaliações individuais, sem intervenção, e o período B é onde o participante é exposto ao plano de intervenção no meio aquático. A intervenção decorreu num período de 11 semanas, em duas sessões semanais de quarenta minutos. Para a avaliação foram utilizadas duas grelhas de avaliação, uma de avaliação das competências aquáticas e outra de registo de frequência dos comportamentos de autoagressão, bem como entrevistas semiestruturadas realizadas com os pais e a professora titular de turma. Os resultados obtidos sugerem diversas evoluções, quer ao nível das competências aquáticas, quer ao nível da diminuição dos comportamentos de autoagressão em contextos diferenciados, piscina, casa e escola.
The aim of this study was to analyse the impact of an intervention plan carried out in an aquatic environment, in the development of aquatic skills and, the decrease of self-harm behaviours of a student with autism spectrum disorders. This intervention was performed on an eight-year old male child with ASD, and was based on a single-subject methodology with an A-B-A design, where the A period dealt with individual evaluation without intervention and a B period where the participant was submitted to an intervention plan in an aquatic environment. This intervention was carried out during a period of 11 weeks, in two weekly sessions of 40 minutes. For this evaluation, two evaluation grids, an assessment of aquatic skills and another involving the registration frequency of self-harm behaviours were used, as well as semi-structured interviews with parents and the head teacher of the class. The results suggest several developments, both in terms of aquatic skills and in terms of a decrease of self-harm behaviours in different contexts of the pool, home and school.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33795
ISBN978-972-735-201-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters
CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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