Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34717

TítuloExploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe
Outro(s) título(s)Adolescents career exploration: evaluation of an intervention
Exploración vocacional en adolescentes: evaluación de una intervención en clase
Autor(es)Königstedt, Martina
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveOrientação vocacional
Adolescência
Desenvolvimento
Career guidance
Adolescence
Development
Orientación vocacional
Adolescencia
Desarrollo
Data2010
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
RevistaPaidéia
Resumo(s)Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9o ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão.
This study analyses the impact of a psychological intervention to promote vocational exploration and decisionmaking in Portuguese adolescents. Activities to foster exploration of self and environment were developed in a classroom program with 39 boys and 43 girls, all 9th grade students, between 13 and 17 years of age (M=14,4, SD=0.95). Following a pre/post-test design, the Career Exploration Survey (CES), and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ) were administered. Results of sign-test showed significant increments (p<0.01) in all of the exploration dimensions, significant reduction of lack of occupational information (p<0.01) and of the total of career decision-making difficulties (p<0.05). Negative correlations (Spearman’s rho) between the two career measures was observed, evidencing a relationship between information explored during intervention and decreased difficulty with decision-making due to lack of motivation. In general, results support the importance of career exploration on diminishing decision-making difficulties.
Evalúa-se el impacto de una intervención psicológica que fomenta la exploración y la decisión vocacional en adolescentes portugueses. Fueran efectuadas actividades de exploración del medio ambiente y del yo en contexto curricular de clase con 39 alumnos y 43 alumnas del curso 3º ESO, 13 hasta 17 años (M=14,4, DP=0,95). Utilizó-se un diseño pre/posteste, con aplicación del Career Exploration Survey (CES) y Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Resultados del test del señal evidencian beneficios significativos (p<0,01) en las dimensiones de la exploración, reducción significativa de ausencia de información ocupacional (p<0,01) y total de dificultades de decisión (p<0,05). Ha sido observado un patrón de correlaciones negativas (ró de Spearman) entre las dos medidas vocacionales, mostrando relación entre la información explorada e la disminución de las dificultades de decisión por falta de motivación. En general, resultados sostienen la importancia de la exploración de carrera en la disminución de las dificultades de decisión
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34717
DOI10.1590/S0103-863X2010000300003
ISSN0103-863X
Versão da editorawww.scielo.br/paideia
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Exploração vocacional em adolescentes - Avaliação de uma intervenção em classe.pdfDocumento principal418,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID