Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34753

TítuloIntervenção precoce no desenvolvimento vocacional
Autor(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveOrientação vocacional
Desenvolvimento vocacional
Educação vocacional
Intervenção vocacional
Data1999
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)
RevistaPsicologia : teoria, investigação e prática
Resumo(s)Este artigo apresenta um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que podem ser utilizados pelos profissionais da orientação para estimular o desenvolvimento vocacional das crianças e dos adolescentes ao longo do Ensino Básico. Evidenciam-se as características desenvolvimentais dos alunos do Ensino Básico e argumenta-se que tais características devem ser os critérios principais do planeamento e concretização da intervenção precoce no desenvolvimento vocacional. Além disso, defende-se que este tipo de intervenção não deve destinar-se a apoiar as crianças e os adolescentes a realizar escolhas vocacionais prematuras, mas antes, a evitar o compromisso precoce com opções vocacionais, bem como a desenvolver atitudes positivas face a si próprio/a e ao meio, sentimentos de competência e o uso das experiências escolares na exploração e preparação do futuro. Finalmente, procura-se salientar que os primeiros anos de vida são a base do desenvolvimento vocacional ao longo das restantes fases do ciclo vital.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34753
ISSN0873-4976
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intervenção precoce no desenvolvimento vocacional.pdfDocumento principal2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID